Ecotrace na MENAFN, publicado em 25 de outubro de 2023.
Leia esta matéria em PDF.
São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (ABCC) lançou nesta terça-feira (24) um plano piloto de um sistema de rastreabilidade de produtos halal, o Trust Trace. A iniciativa foi apresentada no Global Halal Brazil Business Forum (GHB), em São Paulo, onde a instituição assinou acordo com os parceiros iniciais do projeto.
O Trust Trace estará disponível na Plataforma Ellow, onde a ABCC já hospedou o Easy Trade, sistema que digitaliza os procedimentos aduaneiros do comércio Brasil-Árabe. A rastreabilidade se soma a esta solução e fará parte de um grupo ainda maior de serviços inovadores para exportadores que a Ellos irá acomodar.
A Trust Trace dará informações sobre todo o processo produtivo através do qual o item halal chegou às mãos do consumidor – desde a produção na fazenda até partes logísticas como o transporte. O diretor de tecnologia e inovação da ABCC, Marcos Bulgarelli, apresentou o projeto ao público do fórum GHB.
O presidente da ABCC, Osmar Chohfi, assinou o acordo para o plano piloto com Ali Zoghbi, da Ecohalal. Ecohalal é o projeto halal da startup de rastreabilidade Ecotrace Solution. O acordo também foi assinado por Khaled El Atat, COO do Drops Holding Group, que está colaborando na iniciativa.
Antes da assinatura do acordo, o CEO e fundador da Ecotrace, Flavio Redi, apresentou o trabalho de rastreabilidade da empresa. Ele contou como o uso da tecnologia permite o controle dos processos envolvidos no halal, desde a inteligência artificial até a biometria em diferentes etapas como o dhabihah – método prescrito de abate para animais halal – ou a verificação de acesso aos locais de produção.
A ABCC e a Ecohalal, representada por Mohamed Zoghbi, também assinaram com o grupo industrial de carnes ABPA para utilizar as soluções digitais comerciais da ABCC disponíveis na Plataforma Ellos. Ricardo Santin, presidente da ABPA, assinou o acordo em nome do grupo.
O GHB é apoiado pela Academia Halal Internacional, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e é realizado em parceria com o Governo Federal Brasileiro, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério das Relações Exteriores e ApexBrasil.
Seus patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Secretaria Brasileira de Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC no Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal E mais, Pamunã Alimentos.