Como a sustentabilidade impacta o comércio exterior do agronegócio?

/, Agronegócio, Agropecuária, Blockchain, Novidade, Pecuária, Rastreabilidade, Sustentabilidade, Tecnologia, tecnologia blockchain/Como a sustentabilidade impacta o comércio exterior do agronegócio?

Como a sustentabilidade impacta o comércio exterior do agronegócio?

24
fev

A sustentabilidade não é mais um conceito restrito ao círculo dos ambientalistas. Cada vez mais negócios de diferentes setores do mundo todo desenvolvem produtos e soluções com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas.

Com a questão ambiental levada ao centro das discussões por atores públicos e privados diante das ameaças das mudanças climáticas, a tendência é que a sustentabilidade seja um fator condicionante da maior importância nos acordos comerciais.

O agronegócio brasileiro está atento a esse cenário. Há tempos o setor vem percebendo que adotar práticas sustentáveis é lucrativo e abre portas. Tanto assim que o Código Florestal Brasileiro de 2012 costurado por ruralistas é um exemplo no mundo e fez dos produtores rurais os maiores protetores das reservas naturais do país.

Com o aumento da pressão no setor, que injustamente recebe o papel de vilão por parte de alguns mal informados e intencionados, será necessário maiores esforços e compromissos com a proteção ambiental para manter a competitividade do nosso agronegócio.

A sustentabilidade como estratégia para o agronegócio

 

Embora os últimos dois anos tenham sido marcados por recordes no agronegócio, com ampliação das exportações de nossos produtos alimentícios para países como a China, é inegável que existe certo desgaste do setor perante o mundo.

O aumento das queimadas registrados em biomas como a Amazônia, Cerrado e Pantanal, voltaram os olhos do mundo para o Brasil, levando, inclusive, à adoção de um discurso duro por parte do atual governo dos EUA e ao bloqueio do avanço na formação do bloco econômico entre União Europeia e Mercosul.

De forma injusta e equivocada o aumento das queimadas foi colocado no colo dos produtores rurais, especialmente os pecuaristas.

“Quem aí nunca se deparou com o discurso mentiroso de que as queimadas visavam criar áreas de pasto?”

O produtor rural depende diretamente da terra e do meio ambiente. Ele sabe que agir contra a natureza é agir contra os seus resultados. A imagem do agronegócio que adota práticas antiquadas e não se preocupa com o meio ambiente é ultrapassada e precisa ser modificada urgente caso não queiramos jogar contra o país.

Na região de Matopiba, por exemplo, hoje já existem experiências consolidadas na adoção do modelo Integração Pecuária Floresta e mesmo Integração Lavoura Pecuária Floresta, mostrando que é possível produzir alimentos em qualidade e quantidade ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente.

Matopiba é um exemplo a ser seguido por aqueles que desejam manter a pecuária brasileira competitiva e com mercados abertos nas próximas décadas. Vale lembrar que o produtor que deseja migrar de modelo de produção tem na Embrapa um importante suporte para a orientação e obtenção de conhecimento.

Não basta, porém, mudar a forma de produzir. As queimadas ilegais são praticadas por criminosos, mas suas consequências atingem diretamente quem produz dentro da legalidade e com respeito ao planeta. Isso porque separar o joio do trigo ainda é uma tarefa muito difícil para órgãos e agentes nacionais e internacionais

Diante desse cenário a exigência de certificações voltadas à sustentabilidade deve ser uma realidade cada vez mais presente nos próximos anos. Assim, a tecnologia blockchain surge como uma aliada poderosa do produtor rural.

 

A tecnologia blockchain e a sustentabilidade

 

A aplicação do processo de rastreabilidade na cadeia pecuarista surge com uma ação indispensável para enfrentar um mercado que tende a aumentar o sarrafo das exigências, sejam elas sanitárias ou ambientais.

Isso porque a rastreabilidade permite comprovar cada processo utilizado durante o ciclo de vida do produto. A tecnologia blockchain aplicada a rastreabilidade aumenta a confiabilidade do processo, uma vez que a solução garante maior segurança da informação. (saiba mais: O que a rastreabilidade pode fazer pelo produtor rural?)

Na tecnologia blockchain os dados registrados são armazenados em blocos. Cada vez que uma informação é alterada ou incluída, um novo bloco é formado incluindo as alterações anteriores. Ou seja, com a tecnologia blockchain é possível rastrear tudo MESMO.

Esse diferencial da tecnologia blockchain torna a solução a melhor opção para quem deseja obter certificações e conquistar parceiros internacionais e se destacar da concorrência que não está compreendendo o atual momento de mudança do mundo.

Com a tecnologia blockchain, você melhora a gestão da sua propriedade, conquista mercados e agrega valor aos seus produtos. Saiba mais sobre a solução acompanhando nossas mídias sociais. Até a próxima!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]