A uns dias atrás, estava eu conversando com um velho amigo sobre as tecnologias que eu uso aqui na Ecotrace. Enquanto estávamos discutindo sobre Inteligência artificial, redes neurais, visão computacional, etc, estávamos numa conversa agradabilíssima sobre tecnologia, foi quando surgiu o assunto blockchain.
Minha opinião foi enfática e quero compartilhar com vocês rapidamente. Não acredito no blockchain mudando o mundo! Nem ao menos uma tecnologia disruptiva de larga escala única, pelo seguinte motivo: Blockchain não é uma tecnologia única. A prova disso é que temos diferentes tipos de blockchains, de algoritmos de consenso (que faz a prova dos 9 dos dados ), com ou sem criptomoeda, etc, o que faz com que a tecnologia seja difícil de se entender.
Claro, eu não vou ser arrogante para dizer que entendo tecnicamente de todos os tipos de blockchain, e provavelmente, se você procurar no Youtube, vai encontrar tanto material que vai entender o que eu estou falando, mas do ponto de vista de diferentes negócios, acredito em algo diferente para o blockchain.
E qual a minha crença?
Que o blockchain vem para resolver algo muito critico nos modelos de negócio atuais: CONFIANÇA. Mas existem tantas vertentes que todos no mundo ainda patinam para falar de blockchain, então, vamos deixar essa discussão para outro post e falar do porque eu escolhi o Hyperledger como base para a Ecotrace, assim consigo explicar o porque eu escolhi o blockchain privado.
Vamos iniciar uma conversa já separando o joio do trigo. Se você quiser criar ou usar algum tipo de criptomoeda, o Hyperledger Fabric não é o indicado. Existem soluções melhores para isso. Assim podemos iniciar uma conversa sem a infame discussão de qual é melhor. Se, por outro lado, você quiser um blockchain privado no qual você pode adicionar as empresas / pessoas que têm permissão para acessar. Em vez de fazer um fork privado da Ethereum, você deve considerar o Hyperledger Fabric!
Criar permissões
O Hyperledger Fabric vem com um sistema de permissão completo. Você pode escolher quem poderá acessar seu blockchain e em que nível eles terão acesso. Então, basicamente atores diferentes veem coisas diferentes. Isso não é possível no Ethereum. E novamente deixaremos claro: São aspectos diferentes, não existe um melhor que o outro.
Mecanismo de consenso plugável
Bitcoin / Ethereum qualquer criptomoeda tem um objetivo, chegar a um consenso público através de nós idênticos (cada nó tem o mesmo papel / permissões). O Hyperledger Fabric foi criado para uma variedade de tarefas com os nós não sendo idênticos. Isso significa que não há uma solução única para todos os consensos. Então, o Hyperledger Fabric permite que você escolha qual algoritmo vai se adequar melhor a você! O Standard Hyperledger Fabric vem com um mecanismo de consenso chamado “Kafka Orderer”. Esse mecanismo de consenso é superior em termos de throughput (estamos falando de +1000 transações por segundo, para comparação, o Bitcoin tem menos de 7 transações por segundo), mas apresenta uma grande desvantagem: precisamos confiar nos nós, pois nesse consenso o mecanismo não é resiliente para os nós defeituosos que tentam fazer coisas maliciosas. Se não confiamos em nossos nós, podemos conectar um outro mecanismo de consenso, um que tenha BFT (como o Hyperledger Sawtooth). Isso ocorre em um preço de transação (talvez caia para umas 300 transações por segundo), mas é a única opção (por enquanto), se você não confiar nos seus nós, o que não é o meu caso, pois meus dados são validados na transação.
Consenso de transação
Onde Ethereum / Bitcoin chega a um consenso em um estado de contabilidade, (O livro inteiro precisa ser validado antes que as transações sejam aprovadas), o Hyperledger chega a um consenso no nível transacional. Isso significa que para uma transação ser considerada válida, o bloco inteiro não precisa ser validado, mas apenas a transação. O que facilita muito em projetos como o da Ecotrace onde envolvem IoT, Inteligência Artificial e Compliance de dados para o agronegócio.
Linguagens de programação difundidas
Você encontrará pessoas com profundo conhecimento de NodeJs, Java ou Go. Você tem que procurar muito para encontrar alguém com profundo conhecimento de Solidity (Linguagem de programação da Ethereum). Por enquanto, o Hyperledger Fabric suporta códigos NodeJs, Java ou Go.
Nenhuma criptomoeda necessária
Tão estúpido quanto parece. O Hyperledger pode ser executado sem implementar uma criptomoeda. Ethereum é baseado em torno desta moeda e, portanto, você não pode contorná-lo. Quando falamos de sistemas baseados em confiança de dados e documentações de compliance, eu não preciso de criptomoeda, e sim de regras de negócio mais sofisticadas nas transações para que não haja fraude.
Nenhuma prova de trabalho ( Proof of Work ) / prova de aposta ( Proof of Stak )
O Hyperledger não precisa de computadores resolvendo problemas dia e noite. O Hyperledger não precisa que as pessoas tenham criptomoedas para chegar a um consenso. Estamos apenas compartilhando informações de modo rastreável e transparente entre organizações.
IBM
Sempre tive comigo a seguinte premissa. Não use nada que não tenha uma gigante por traz fazendo o suporte. A IBM não é a startup legal de que todos estão falando. Mas eles sabem como construir e manter as coisas. Este projeto não será abandonado em um futuro próximo e você pode ter certeza de que o que você construir agora não precisará ser reconstruído porque o projeto foi abandonado. E não, não estou fazendo propaganda para eles, apenas colocando um fato. Afinal, o Hyperledger não é da padaria do Sr José, mas da gigante azul.
Qual minha conclusão
Fazendo uma solução B2B? Hyperledger Fabric é provavelmente o seu par! Como o meu aqui na Ecotrace. Conseguimos dar transparência e confiança entre as organizações sem depender de nenhum tipo de criptomoeda. Fazendo uma solução B2C incluindo pagamentos? Ethereum é provavelmente o seu jogo! Afinal, quem tem um Bitcoin no CV sabe o que faz quando o quesito é transferência de valores. Eu pessoalmente vejo o Hyperledger Fabric como o futuro rei das soluções B2B, já que supera outras soluções nesta área. Procurei por vários antes de me decidir pelo Hyperledger, mas como a maioria ainda tem o conceito criptomoedas e o fato de a IBM com todo seu know-how estar por traz disso, somando o fato da tecnologia plug ‘n play do Fabric e seu ‘transaction driven’ onde permissões são aplicadas à transação, fez com que eu encontrasse o match perfeito para as soluções que desenvolvemos no agronegócio.
Espero ter ajudado pelo menos um pouco com o texto acima, e caso tenham dúvidas podemos abrir uma discussão que ficaremos todos felizes.
Eric Luque CTO – Ecotrace