Porque escolhi blockchain privado

//Porque escolhi blockchain privado

Porque escolhi blockchain privado

2
jun

Criar permissões

O Hyperledger Fabric vem com um sistema de permissão completo. Você pode escolher quem poderá acessar seu blockchain e em que nível eles terão acesso. Então, basicamente atores diferentes veem coisas diferentes. Isso não é possível no Ethereum. E novamente deixaremos claro: São aspectos diferentes, não existe um melhor que o outro.

Mecanismo de consenso plugável

Bitcoin / Ethereum  qualquer criptomoeda tem um objetivo, chegar a um consenso público através de nós idênticos (cada nó tem o mesmo papel / permissões). O Hyperledger Fabric foi criado para uma variedade de tarefas com os nós não sendo idênticos. Isso significa que não há uma solução única para todos os consensos. Então, o Hyperledger Fabric permite que você escolha qual algoritmo vai se adequar melhor a você! O Standard Hyperledger Fabric vem com um mecanismo de consenso chamado “Kafka Orderer”. Esse mecanismo de consenso é superior em termos de throughput (estamos falando de +1000 transações por segundo, para comparação, o Bitcoin tem menos de 7 transações por segundo), mas apresenta uma grande desvantagem: precisamos confiar nos nós, pois nesse consenso o mecanismo não é resiliente para os nós defeituosos que tentam fazer coisas maliciosas. Se não confiamos em nossos nós, podemos conectar um outro mecanismo de consenso, um que tenha BFT (como o Hyperledger Sawtooth). Isso ocorre em um preço de transação (talvez caia para umas 300 transações por segundo), mas é a única opção (por enquanto), se você não confiar nos seus nós, o que não é o meu caso, pois meus dados são validados na transação.

Consenso de transação

Onde Ethereum / Bitcoin chega a um consenso em um estado de contabilidade, (O livro inteiro precisa ser validado antes que as transações sejam aprovadas), o Hyperledger chega a um consenso no nível transacional. Isso significa que para uma transação ser considerada válida, o bloco inteiro não precisa ser validado, mas apenas a transação. O que facilita muito em projetos como o da Ecotrace onde envolvem IoT, Inteligência Artificial e Compliance de dados para o agronegócio.

Linguagens de programação difundidas

Você encontrará pessoas com profundo conhecimento de NodeJs, Java ou Go. Você tem que procurar muito para encontrar alguém com profundo conhecimento de Solidity (Linguagem de programação da Ethereum). Por enquanto, o Hyperledger Fabric suporta códigos NodeJs, Java ou Go.

Nenhuma criptomoeda necessária

Tão estúpido quanto parece. O Hyperledger pode ser executado sem implementar uma criptomoeda. Ethereum é baseado em torno desta moeda e, portanto, você não pode contorná-lo. Quando falamos de sistemas baseados em confiança de dados e documentações de compliance, eu não preciso de criptomoeda, e sim de regras de negócio mais sofisticadas nas transações para que não haja fraude.

Nenhuma prova de trabalho ( Proof of Work ) / prova de aposta ( Proof of Stak )

O Hyperledger não precisa de computadores resolvendo problemas dia e noite. O Hyperledger não precisa que as pessoas tenham criptomoedas para chegar a um consenso. Estamos apenas compartilhando informações de modo rastreável e transparente entre organizações.

IBM

Sempre tive comigo a seguinte premissa. Não use nada que não tenha uma gigante por traz fazendo o suporte. A IBM não é a startup legal de que todos estão falando. Mas eles sabem como construir e manter as coisas. Este projeto não será abandonado em um futuro próximo e você pode ter certeza de que o que você construir agora não precisará ser reconstruído porque o projeto foi abandonado. E não, não estou fazendo propaganda para eles, apenas colocando um fato. Afinal, o Hyperledger não é da padaria do Sr José, mas da gigante azul.

Qual minha conclusão

Fazendo uma solução B2B? Hyperledger Fabric é provavelmente o seu par! Como o meu aqui na Ecotrace. Conseguimos dar transparência e confiança entre as organizações sem depender de nenhum tipo de criptomoeda. Fazendo uma solução B2C incluindo pagamentos? Ethereum é provavelmente o seu jogo! Afinal, quem tem um Bitcoin no CV sabe o que faz quando o quesito é transferência de valores. Eu pessoalmente vejo o Hyperledger Fabric como o futuro rei das soluções B2B, já que supera outras soluções nesta área. Procurei por vários antes de me decidir pelo Hyperledger, mas como a maioria ainda tem o conceito criptomoedas e o fato de a IBM com todo seu know-how estar por traz disso, somando o fato da tecnologia plug ‘n play do Fabric e seu ‘transaction driven’  onde permissões são aplicadas à transação, fez com que eu encontrasse o match perfeito para as soluções que desenvolvemos no agronegócio. Espero ter ajudado pelo menos um pouco com o texto acima, e caso tenham dúvidas podemos abrir uma discussão que ficaremos todos felizes. Eric Luque CTO – Ecotrace

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Not Found"]