As exportações no pós-Covid-19 – A tecnologia como aliada do agronegócio

/, Agronegócio, Informação/As exportações no pós-Covid-19 – A tecnologia como aliada do agronegócio

As exportações no pós-Covid-19 – A tecnologia como aliada do agronegócio

Exportação - Agronegócio
30
abr

A pandemia do novo coronavírus promete abrir espaço para uma crise profunda que promete abalar as estruturas do multilateralismo, a base que sustentou o mundo livre desde o término da Segunda Guerra Mundial.

Diante do cenário desafiador a globalização e a interdependência industrial são colocadas em xeque, enquanto a adoção de medidas protecionistas ganha terreno em diversos países do mundo. O objetivo é ter menor dependência do exterior em setores sensíveis.

Equipamentos, medicamentos e matérias-primas para área da saúde, bem como aqueles setores ligados a segurança nacional estão nesse barco, mas não apenas. Áreas sensíveis aos investimentos estrangeiros e a geração de empregos, também são afetadas.

O resultado é que Organização Mundial do Comércio – OMC – já registrou 166 medidas protecionistas e limitadoras do comércio adotadas por parte de seus países membros, desde a declaração da pandemia ela Organização Mundial da Saúde.

Exportação, Agronegócio e a Rasatreabilidade.

Mundo pós-Covid-19: as exportações de alimentos

Embora o setor de alimentos tenha sido menos afetado pela crescente onda protecionista, já há registros de países que proibiram as exportações de itens capazes de causar insegurança alimentar. Entre eles a Ucrânia, Rússia, Macedônia, Egito, El Salvador, Honduras, Tailândia e Indonésia.

Por outro lado, vale ressaltar, países como Argentina, China e Colômbia reduziram tarifas visando facilitar a importação de produtos considerados essenciais.

As incertezas sobre a normalização da circulação de mercadorias torna difícil prever como o comércio mundial se comportará. Parece inevitável, contudo, que em um primeiro momento  as medidas protecionistas ganhem terreno.

Para o agronegócio brasileiro essa situação liga o sinal amarelo. Embora ao longo dos anos o campo tenha se tornado o sustentáculo da economia brasileira, o setor é, em certa medida, dependente das exportações. Essa relação é particularmente explicita no cultivo de soja, cultura onde 70% da produção é voltada ao mercado externo.

Exportação, Agronegócio e a Rasatreabilidade.

Não à toa, o Brasil, junto com outros grandes exportadores, como Austrália, Canadá e Cingapura, tem pressionado a OMC para que os acordos da organização sejam respeitados pelos países membros. 

Ainda assim, mesmo diante da turbulência que se avizinha, o produtor nacional tem um grande trunfo na manga: hoje o Brasil é extremamente competitivo em relação aos produtos do agronegócio e contamos com uma capacidade produtiva excepcional.

Com isso, a expectativa é que sejamos capazes de atravessar o período com relativa tranquilidade e desempenho satisfatório. Mas isso não deve ser desculpa para o produtor se descuidar. É preciso investir para tornar os produtos ainda mais competitivos.

A tecnologia como aliada do agronegócio

Não será espanto se no futuro próximo cada vez mais países adotarem legislações rigorosas para a entrada de produtos alimentícios. Além das pressões dos atores internos, a segurança sanitária deve ganhar ainda mais destaque nesse debate.

Diante disso, é preciso que os produtores brasileiros contem com soluções que garantam a confiabilidade de seus produtos, agregando valor e sendo capaz de conquistar mercados externos mesmo em contexto desfavorável.

A tecnologia surge como grande aliada nesse momento, através dos sistemas de rastreabilidade que permitem ter o controle de todo o ciclo de vida dos produtos agrícolas

Exportação, Agronegócio e a Rasatreabilidade.

Entre as opções de soluções de rastreabilidade de produtos, a tecnologia blockchain se destaca pela capacidade de registrar dados nos mais diferentes formatos, enquanto garante a segurança da informação.

Mais do que nunca, o mundo cobra resiliência daqueles que produzem. É preciso se adaptar e estar pronto aos novos desafios que devem surgir à frente. Que o agronegócio, continue a ser a força que move o Brasil para frente.

Exportação, Agronegócio e a Rasatreabilidade.

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Ecotrace?

Siga nossas páginas nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!

Referência: Canal Rural – Blog


Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Not Found"]