Consumidor 4.0 – Você está pronto para ele?

/, Novidade, Tecnologia/Consumidor 4.0 – Você está pronto para ele?

Consumidor 4.0 – Você está pronto para ele?

2
jan

Os avanços da tecnologia da informação impactaram profundamente a produção e oferecimento de serviços e, por consequência, o consumo.

Em décadas passadas o consumidor era visto com um sujeito passivo. A comunicação era realizada das empresas para o público em uma via de mão única. Junto a isso, somava-se a restrição ao acesso à informação, que era realizado apenas através dos canais de comunicação tradicionais, como TV, rádio e publicações impressas. Como resultado, as empresas dos diferentes setores operavam com foco no produto. Era o produto, com suas características e vantagens, o ator principal das relações de consumo.

A partir da expansão da internet e o florescimento da web 2.0 no início desse século, a realidade começou a mudar. O consumidor teve a possibilidade de se conectar não apenas com empresas e marcas, mas também com outros milhões de consumidores, trocando impressões e avaliações.

O amplo acesso a informação também os tornou mais críticos e menos propensos a comunicações publicitárias centradas em produtos. Esse consumidor digital e conectado vem sendo classificado como o Consumidor 4.0, que conta com características muito específicas.

Chegamos a um estágio em que consumir é percebido como uma extensão da vida pessoal e, portanto, deve estar alinhado aos valores e visões de mundo que carregamos. Ao mesmo tempo, esse consumidor exige das empresas e marcas uma personalidade bem definida e a capacidade de se relacionar e envolver. É preciso estar sempre em contato e cuidando de seus clientes.

Outro fator a ser considerado por quem deseja alcançar o sucesso no relacionamento com os novos consumidores é a experiência. Já não basta ter o melhor produto pelo melhor preço, é preciso oferecer uma experiência de compra satisfatória em todo o ciclo de consumo, do momento que ele entra em contato com a empresa ao pós venda.

Essa é uma realidade que precisa ser compreendida e assimilada pelo agronegócio, incorporando práticas e novas tecnologias que permitam se aproximar e conquistar esses novos consumidores, sendo um dos grandes desafios do setor nos próximos anos.

Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais para saber mais sobre o comportamento desse consumidor.

Curta, compartilhe e comente! Até mais!

 


 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quem é o consumidor 4.0? . Já falamos aqui sobre a agricultura 4.0, mas e o consumidor 4.0, você sabe quem é? . O domínio da tecnologia e da comunicação na internet determinaram um novo perfil de consumidor, que está sempre antenado e disposto a navegar pelo mundo virtual. . Este é motivado pelas propagandas e promoções e se empenha em procurar produtos que satisfaçam seus desejos. Ele faz uso das redes sociais e as usam como ferramentas de confiabilidade para compras. . É muito importante que as empresas estejam preparadas para atender este novo perfil, que está sempre ligado às novidades do mercado, recebe informações instantaneamente e tem tudo na palma de suas mãos. . Fonte: GS1 Brasil . . . #ecotrace #tecnologia #agtech #inovacao #consumidor

Uma publicação compartilhada por Ecotrace Solutions (@ecotracesolutions) em

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Not Found"]