O agronegócio, os dados e a tecnologia blockchain

/, Agro 5.0, Agronegócio, Blockchain, Informação, Tecnologia/O agronegócio, os dados e a tecnologia blockchain

O agronegócio, os dados e a tecnologia blockchain

27
ago

Era o ano de 2008 quando o matemático britânico Clive Humby cunhou a frase “os dados são o novo petróleo”.  A época, Humby justificou a comparação dizendo que assim como o petróleo, os dados em estado bruto são inúteis, mas quando tratados e refinados tem o potencial de criar valores extraordinários.

Pouco mais de uma década atrás, contudo, a capacidade de armazenar e analisar grandes quantidades de dados estava ao alcance de poucos. Conforme a tecnologia da informação continuou a se desenvolver o Big Data tornou-se uma realidade mais palpável.

O resultado é que na segunda metade da década passada tornou-se comum ver CEOs de grandes companhias reproduzirem a frase de Humby. Além disso, em 2017, a conceituada revista The Economist, publicou um rico e extenso artigo onde afirmava que o recurso mais valioso do mundo eram os dados, não o petróleo.

Mas o que isso quer dizer? E qual a importância do produtor rural entender essa frase e passar a trabalhar com dados em sua propriedade? São essas dúvidas que vamos te responder nesse artigo. Continua com a gente!

 

tecnologia-2020

A importância dos dados para as empresas

 

Antes de começar é importante ressaltar que a “revolução dos dados” já está acontecendo e abrange desde as grandes empresas transacionais aos negócios locais dos mais diversos setores da atividade humana.

A partir da análise dos dados coletados, as empresas vêm conseguindo melhorar a tomada de decisão, os processos, os produtos, a gestão de pessoas e o marketing. Os resultados são custos reduzidos, maior eficiência e qualidade.

Quando captamos e analisamos dados em larga escala, conseguimos identificar diferentes padrões, que podem ser classificados de acordo com a eficácia na busca pelo objetivo desejado, como diminuir custos evitando o desperdício na compra de insumos, ajustar a produção de acordo com a variação de demanda ou mesmo vender mais.

É importante ressaltar que o trabalho de análise de dados não é novo. A capacidade de captar, processar e analisar dados em diferentes formatos e oriundos de fontes diversas sim, graças ao desenvolvimento dos hardwares e softwares.

Hoje é possível realizar análises complexas para a projeção de cenários visando os mais diversos fins. Na prática isso significa maior efetividade para as empresas, que contam com o auxílio da tecnologia para tomar decisões racionais.

Com a chegada da Internet das Coisas, Machine Learning e a Inteligência Artificial, a força dos dados será ainda mais visível. Serão eles que fornecerão a informação para que as máquinas e softwares encontrem os melhores caminhos rumo a um objetivo, em um processo de aprimoramento contínuo.

E o que isso tem a ver como agronegócio? Oras, tudo!

 

Os dados, o agronegócio e a tecnologia blockchain

 

O agronegócio conta com um enorme desafio a frente: aumentar a produção de alimentos em quase 30% nas próximas décadas sem que isso signifique o crescimento da área ocupada pela atividade. Tudo isso em meio ao aprofundamento das mudanças climáticas.

Para vencer esse desafio a única saída é aprimorar a produtividade das propriedades rurais a níveis nunca antes vistos, conquistando o melhor uso dos recursos naturais. Para isso, os dados cumprem um papel central.

A aplicação de soluções de análise de dados no meio rural permite a promoção de uma melhora da tomada de decisão em toda a cadeia: da seleção de sementes e genes de animais a maior eficiência logística na entrega dos produtos. 

Ao invés de aplicar modelos prontos, que nem sempre oferecem os melhores resultados a sua propriedade, o agricultor conta com uma estratégia personalizada de acordo com a sua realidade e vivência.

O problema é que muitos produtores rurais ainda estão fechando os olhos para esse cenário, continuando a se guiar pela experiência e até mesmo intuição, deixando de registrar dados e informações, assim abrindo mão do futuro.

Mesmo quem não conta com uma solução robusta de análise de dados precisa começar desde já a buscar meios de coletar e armazenar as informações de modo a produzir uma base robusta de dados.

A tecnologia blockchain permite realizar esse registro, sendo uma das principais ferramentas para a aplicação da rastreabilidade de forma eficiente. Com ela é possível relatar cada etapa do ciclo de vida do produto, desde a chegada a fazenda a distribuição nos pontos de venda.

Assim, a tecnologia blockchain tanto oferece um melhor controle dos processos produtivos, como forma uma base de dados que quando colocada sob análise é capaz de apontar as decisões e estratégias mais eficazes, sendo uma das maiores aliadas do agricultor.

Investir hoje em soluções como a tecnologia blockchain é estar preparado para as grandes mudanças do futuro próximo.

Quer saber mais sobre a tecnologia aplicada no agronegócio e seus benefícios? Continue acompanhando nosso blog e siga as páginas da Ecotrace nas redes sociais! Até a próxima!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Not Found"]