Ao longo dos anos o bem-estar animal vem ganhando em importância na cadeia pecuarista. Ser capaz de fornecer uma criação com maior qualidade de vida ao rebanho traz impacto direto nos resultados da propriedade.
Quando os animais passam por situação de estresse a sua produtividade é abalada, de tal forma que investir em bem-estar animal é uma boa prática da atividade agropecuária. Tanto assim, que órgãos como a Embrapa vem investido cada vez mais em pesquisas e soluções relacionadas ao tema.
Os cuidados com o bem estar animal são fundamentais não apenas pelos resultados que ele é capaz de gerar nas fazendas, mas também para atender as exigências de um novo público consumidor, cada vez mais bem informado e exigente.
Não é de hoje que a causa animal é uma das que mais reúne simpatizantes. Milhões de potenciais consumidores de diferentes locais, com diferentes valores e visões de mundo, defendem os direitos dos animais e tem verdadeira ojeriza aos maus tratos, com a defesa pela causa animal não se limitando apenas aos pets.
A importância do bem-estar animal na atividade agrícola
O bem-estar animal é um conceito amplo cuja definição depende principalmente do que se entende por estresse. Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária, Alexandre Rosseto Garcia, o estresse “é uma condição em que o animal manifesta alterações biológicas ou comportamentais em função de um estímulo negativo recebido”.
É importante ressaltar que esse estímulo negativo pode advir de questões ambientais, como o calor excessivo, por exemplo, ou do ambiente de produção, como a privação de água, acesso a água de má qualidade, períodos longos de restrição de alimento ou práticas de manejo – transporte, formações de novos lotes ou desmame.
Todos esses fatores acima citados são geradores de estresse por causarem privação física ou angústia nos animais, tendo efeitos diretos sobre a produtividade, tanto com relação a engorda quanto na produção de leite.
O produtor deve entender, contudo, que um ambiente absolutamente livre de qualquer estresse é impossível de ser conquistado. A vacinação, por exemplo, é fundamental para a manutenção de saúde do rebanho e para garantir a segurança e qualidade dos alimentos produzidos e é um fator que gera estresse no gado.
Sendo assim cabe ao produtor rural atuar em cima de fatores geradores que podem ser evitados, tendo como foco o respeito ao animal, treinando os campeiros em manejo racional, realizando o planejamento prévio dos processos no curral, cuidando adequadamente da alimentação e hidratação dos bovinos e oferecendo sombras nas pastagens e entorno do curral.
Vale também ficar de olho nas inovações voltadas ao bem-estar animal. Recentemente a Embrapa desenvolveu o Centro de Manejo de Baixo-Estresse em Mato Grosso do Sul (saiba mais), aonde vem estudando e validando medidas que reduzam o estresse dos animais e assim possibilitem aos pecuaristas obter maiores retornos.
Entre os estudos em andamento do centro se destaca aquele que estuda o impacto no estresse animal de contar com um tronco moderno, de acionamento hidráulico e único, em comparação aos troncos tradicionais. Para o estudo a Embrapa o tronco TotalFlex Vaziera, da empresa Beckhauser.
Vale a pena o produtor ficar de olho nos resultados obtidos pelo Centro de Baixo-Estresse da Embrapa. Com toda certeza devemos em breve ter novidades sobre as práticas de bem-estar animal e seus impactos na criação bovina.
A tecnologia blockchain e o bem-estar animal
A tecnologia blockchain tem potencial para ser uma grande aliada na promoção do bem-estar animal nas propriedades rurais.
Primeiro pela grande capacidade de controle que a tecnologia oferece, permitindo alcançar uma melhor gestão dos processos, diminuindo assim o estresse gerado junto aos animais no dia a dia. Processos mais eficientes são fundamentais para oferecer o bem-estar animal ao seu rebanho.
Segundo, pois, a tecnologia blockchain permite utilizar as boas práticas realizadas na fazenda em elemento que agrega valor ao produto junto aos consumidores. A causa animal conta com um enorme número de simpatizantes, demonstrar a esses que seu produto é produzido com respeito aos animais é um passo importante na conquista da preferência do consumidor. (Saiba mais sobre a Tecnologia Blockchain)
Invista no bem-estar animal em sua propriedade e conte com a tecnologia blockchain nesse processo. Os efeitos você sente em seus resultados! Até a próxima!