Pesquisar
Close this search box.

Sustentabilidade em pauta: Tecnologia Blockchain para valorizar seu produto

Conforme os efeitos das mudanças climáticas se aprofundam e ficam mais evidentes, a pauta ambiental ganha mais peso entre a sociedade civil. Em 2019 o mundo registrou os maiores protestos a favor do meio ambiente da história, com milhões de jovens nas ruas de algumas das maiores cidades do planeta.

Embora muitos dos novos ativistas do meio ambiente ainda estejam em idade escolar é preciso compreender que logo eles estarão no centro do mercado consumidor, assim como exercerão ainda maior influência nos hábitos e cultura mundiais.

Na prática isso significa que colocar a sustentabilidade no centro dos modelos de negócio não é apenas uma questão ética e moral, mas também de sobrevivência para as empresas dos mais diversos setores, entre eles o agrícola.

Hoje a produção de alimentos mundial ocupa a incômoda posição de vilã do meio ambiente para muitos jovens, em especial o mercado de carne. Esse cenário ocorre em boa parte por uma falsa narrativa que implica a toda uma cadeia produtiva as más atitudes de uma minoria, ou mesmo de bandidos, como os grileiros.

Produzir carne em harmonia com o meio ambiente é possível

 

Durante séculos o consumo de carne foi associado à riqueza de uma nação. Tanto assim que é possível relacionar o desenvolvimento de países com o aumento da carne bovina no prato da população. A China atual, por exemplo, é um grande exemplo disso.

Existe, contudo, uma forte mudança de valores acontecendo. Não é mais possível ignorar o fato de que muitos jovens pelo mundo estão dispensando a carne de sua dieta, sendo que entre os principais motivos alegados para isso está a questão ambiental.

Não é nosso intuito debater o que cada um coloca em seu organismo. Essa é uma escolha individual, essa mudança de comportamento de consumo surge aqui como um exemplo do que vem ocorrendo. Acredite: a preocupação com o meio ambiente entre consumidores é uma realidade que precisa ser encarada.

De pouco, ou nada, adianta gritar que as recentes ameaças ao Brasil com relação à preservação ambiental vindas principalmente da União Europeia são apenas um disfarce para o protecionismo. O asfalto do velho continente roncou alto nas manifestações sobre a emergência climática do ano passado, sendo essa uma preocupação de seus habitantes.

Mais do que adotar esse jogo de apontar culpa é preciso responder as críticas com inteligência, mostrando que sim: é possível produzir alimentos de forma competitiva de forma sustentável e em harmonia com o meio ambiente, incluso aí a carne bovina.

 

 

Uma das grandes iniciativas recentes da Embrapa vem ocorrendo na região de Matopiba, que inclui territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Lá a empresa de tecnologia desenvolveu a carne carbono neutro, utilizando sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta

Com uma produção intensificada e de ciclo curto, os resultados na região tem sido excelentes, tanto assim que existe até a expectativa que em 20 anos a região de Matopiba supere o centro-oeste como polo produtor de carne bovina.

 

 

Tecnologia blockchain: porque não basta fazer, é preciso mostrar

 

Em um mundo marcado pela disputa de narrativas onde a verdade e os fatos são elementos líquidos que se apresentam de diferentes formas a depender do receptor, não basta contar com boas práticas, é preciso ser capaz de comprová-las.

Para a pecuária sustentável isso é possível tendo a tecnologia blockchain como aliada. A solução permite registrar todas as etapas do ciclo de produção, do nascimento/reposição ao envio aos pontos de venda. 

Essa potente e segura rastreabilidade oferece maior segurança a todos os envolvidos na cadeia e confiabilidade aos produtos, beneficiando os produtores que adotam boas práticas de bem estar animal, trabalhistas e de ambientais.

E o melhor: é possível disponibilizar essas informações ao consumidor final através de um código QR-Code, um diferencial importante que é capaz, inclusive, de modificar visões errôneas sobre a indústria da carne, mostrando a possibilidade de fazer diferente.

Em um mundo com novas necessidades,  modos de produção, conte com a inovação como aliada. Conte com a tecnologia blockchain para ir mais longe. Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.