Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia blockchain no agronegócio – o futuro do agro?

BLOCKCHAIN-TECNOLOGIA-RASTREABILIDADE-TOKEN

A aplicação da tecnologia blockchain no agronegócio é uma das grandes tendências para o setor no futuro. O uso da solução oferece benefícios para o setor em diferentes frentes, como na gestão rural e na rastreabilidade de alimentos.

Lançada em 2008, a tecnologia blockchain surge visando a validação de registros e transações através de um sistema seguro, inviolável e com a capacidade de ser compartilhado entre os participantes de uma rede.

O que torna a tecnologia tão segura é o fato de que nela os dados são permanentes, só podendo ser alterados apenas a partir da entrada de um novo registro. Na prática isso significa negociações transparentes e confiáveis. É justamente por essa característica que a tecnologia blockchain permitiu a chegada das criptomoedas. 

O uso da solução, porém, vai muito além de permitir novas moedas e modelos de transações financeiras. A tecnologia blockchain no agronegócio, por exemplo, vem se mostrando capaz de gerar ganhos consideráveis a toda cadeia.

 

TECNOLOGIA-AGRONEGOCIO-RASTREABILIDADE-TOKEN

Entendendo a tecnologia blockchain

Uma das formas mais simples de compreender o funcionamento da tecnologia blockchain é comparar a solução com um livro-razão contábil. O blockchain é uma sequência de entradas e saídas acumuladas em blocos de arquivos em uma rede. Toda informação inserida ou alterada nesses arquivos precisam ser confirmadas por todos os participantes da rede.

Na prática isso significa que nenhum participante da rede sozinho é capaz de alterar as informações registradas no bloco, o que somado à permanência das informações – cada vez que um novo registro é inserido, um novo bloco é formado, contendo seus dados e do anterior –  fazem da solução extremamente confiável e segura.

 

 

A tecnologia blockchain no agronegócio

O agronegócio é capaz de se beneficiar em diferentes frentes da tecnologia blockchain, especialmente em um momento onde a gestão da propriedade precisa ser a mais profissional possível. Quem não buscar por esse objetivo coloca a própria sobrevivência do negócio em risco.

“O que não é medido, não é gerenciado”
William Edward Deming

Ou seja, se um negócio não captura, trata e analisa dados, não existe gestão, mas sim decisões baseadas em achismos, instinto, experiência, etc. O que sempre representa um alto risco.

Em um mundo volátil e incerto, mitigar ao máximo os riscos, tomando boas decisões a partir do uso das informações é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, e no agronegócio ainda mais. Afinal, estamos falando de uma atividade que exige grandes investimentos sem que o retorno seja garantido.

A tecnologia blockchain aplicada na gestão da fazenda permite ao produtor contar com um sistema de dados confiável e com grande capacidade de armazenamento de informações de diferentes formatos e origens. O resultado é uma gestão com maior precisão e capacidade de resposta de cenários adversos.

Outra aplicação da tecnologia blockchain no agronegócio é seu uso na rastreabilidade alimentos, tema que promete ganhar importância no comércio mundial no próximo período. (Saiba como a Tecnologia blockchain está agregando valor aos agroprodutos)

 

BLOCKCHAIN-TECNOLOGIA-RASTREABILIDADE-ALIMENTO

 

A tecnologia blockchain na rastreabilidade de alimentos 

A segurança alimentar a tempos é um ponto importante para o comércio mundial. Em um mundo globalizado é preciso garantir que produtos alimentares de um país não levem a outros, pragas e doenças antes inexistentes nos mesmos.

Com a pandemia de Covid-19 e o temor de que outras ocorram em um futuro próximo, essa preocupação tende a aumentar de forma considerável, sendo que para acessar alguns mercados será preciso contar com a rastreabilidade de alimentos.

A tecnologia blockchain dá um salto nesse processo graças à confiabilidade que oferece as informações registradas. Assim é possível armazenar todos os dados referentes ao ciclo de vida de um produto. É maior controle para garantir a segurança alimentar e assim ser capaz de exportar seus produtos ao mundo sem barreiras. (Leia mais sobre o assunto em nosso post: A importância da segurança alimentar para as exportações no agronegócio)

Você, produtor rural, invista na tecnologia blockchain em sua propriedade. Com ela você melhora a sua gestão, abre as portas do mercado internacional e agrega valor aos seus produtos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.