Os dados são o novo insumo para o agro

/, Agro 4.0, Agro 5.0, Agronegócio, Blockchain, Informação, Tecnologia/Os dados são o novo insumo para o agro

Os dados são o novo insumo para o agro

agro-tecnologia-farmtec-agtech00
27
out

O mundo passa por uma profunda transformação promovida pelos avanços da tecnologia da informação. O digital é cada vez mais importante, presente e influente no mundo físico, inclusive, modificando a forma de produzir em empresas de todos os setores, inclusive na agropecuária.

Até poucos anos atrás quando se falava em insumos agrícolas para alcançar uma produção de excelência no agro, falávamos de sementes, defensivos, fertilizantes, ração, pasto, medicamentos, etc. Hoje, contudo, um novo jogador entra em campo e torna-se peça chave nas propriedades rurais: os dados.

O desenvolvimento de hardwares e softwares ao longo das décadas permitiu alcançar uma capacidade extraordinária de captação e análise de dados. O chamado Big Data modifica tudo, utilizando as informações para prever cenários e comportamentos para que as pessoas e até mesmo máquina tomem as melhores decisões, reduzindo riscos e aumentando as chances de sucesso.

Não é a toa que alguns dos principais executivos do mundo comparam a importância dos dados ao petróleo para as empresas. Não é a toa que hoje contar com soluções de registro, controle e análise de dados, é fundamental para o agronegócio.

Dados: a importância do “novo insumo” para o agronegócio

A produção agrária é uma das atividades econômicas com maiores riscos. Na lavoura ou criação de animais o agricultor está sujeito a uma série de fatores aos quais não controla – como o clima, a variação do preço de insumos e de produtos, por exemplo. 

Não são poucas as histórias de produtores rurais que acabam mergulhados em dívidas por conta da quebra de safras, problemas de saúde com os rebanhos, entre outras situações adversas que quem dedica a vida ao agro conhece de perto.

Assim, o uso de dados no agronegócio surge como um dos aliados mais poderoso para os produtores, tanto por possibilitar rastrear e controlar cada etapa do ciclo produtivo, como pela capacidade de desenhar cenários possíveis qualificando a tomada de decisão. 

Esses “superpoderes” dos dados tendem apenas a aumentar conforme a tecnologia se desenvolve. Hoje, por exemplo, é possível cruzar informações de diferentes origens e formatos para realizar análises completas sobre uma variedade de fatores ligados a gestão agrária, desde questões do dia a dia – como definir a quantidade de ração mais adequada ao rebanho, por exemplo – aquelas ligadas a investimentos, momentos de vendas, etc.

E se na atualidade os dados já podem ser considerados “insumos” que fazem toda a diferença nos resultados das propriedades, nos próximos anos sua importância no agronegócio tende apenas a crescer com a maior entrada no campo das soluções do Agro 4.0 e 5.0.

Nas fazendas do futuro, onde as máquinas serão responsáveis não apenas pela execução de trabalhos repetitivos, mas também por decidir como agir, a informação será o combustível que alimentarão as soluções.

Com o uso do novo “insumo” agrícola o produtor diminui riscos, reduz custos, aumenta a eficiência de seus processos, sua produtividade e qualidade, potencializando os ganhos de suas propriedades.

 

 

A tecnologia blockchain e a captação de dados

 

Existe hoje uma gama de soluções para realizar a captura e análise de dados na atividade agrícola. São softwares e hardwares dos mais variados que atendem a uma série de necessidades do produtor rural.

Quando o assunto é o controle dos processos produtivos e ciclo de vida dos produtos, poucas soluções são tão potentes quanto à tecnologia blockchain, capaz de armazenar informações de diferentes formatos e origens com a máxima segurança.

As soluções blockchain garantem uma confiabilidade única dos dados armazenados, repelindo adulterações e fraudes. Vale ressaltar que os dados só geram impactos positivos para as empresas caso as informações tenham correspondência com a prática.

Um dos destaques da tecnologia blockchain é que além dela permitir o controle das etapas produtivas possibilita o compartilhamento das informações a parceiros, clientes, fornecedores e consumidores através de código QR-Code, agregando valor aos seus produtos.

Não deixe o bonde da história passar por você! Investir em soluções de tecnologia voltadas a captura e análise de dados é essencial para que sua propriedade rural produza mais, com maior qualidade e menores custos, melhorando sua tomada de decisão.

Acompanhe as nossas redes sociais e saiba mais sobre com a tecnologia vem transformando o agronegócio! Até a próxima!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]