Tecnologia no agronegócio: Inteligência Artificial na cadeia alimentícia.

/, Blockchain, Indústria, Inteligência Artificial, Rastreabilidade, Sustentabilidade, Tecnologia/Tecnologia no agronegócio: Inteligência Artificial na cadeia alimentícia.

Tecnologia no agronegócio: Inteligência Artificial na cadeia alimentícia.

23
nov

A tecnologia vem transformando todas as áreas da sociedade, desde nossos hábitos de consumo até na forma em como agimos. Algumas tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial, estão cada vez mais presentes em setores da saúde, varejo, finanças e até no agronegócio, se tornando uma grande aliada para enfrentar os desafios atuais do setor.

Hoje, podemos dizer que com a ajuda da inteligência artificial, o agro brasileiro está tornando-se mais eficiente, produtivo e sustentável.

 

Inteligência artificial no agronegócio

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina, assim o sistema de IA é regido por algoritmos que usam técnicas como Machine Learning e Deep Learning para demonstrar comportamento inteligente.

Em termos mais simples, os computadores são programados para “imitar” o comportamento humano usando dados extensivos de exemplos anteriores de comportamento similar.

 

E como essa tecnologia vem revolucionando o campo?

A tecnologia IA pode ser aplicada de diferentes formas, mas no agro essa tecnologia acontece em 4 principais aspectos.

Monitoramento e diagnóstico

Com a mecanização do campo, algumas fazendas e indústrias já apresentam maquinário automatizado e nesse cenário, a inteligência artificial ajuda a registrar as atividades dos equipamentos por segundo e recolhe centenas de informações sobre essas atividades, através de câmeras e sensores instalados no ambiente.

Uma vez que os dados são capturados, a máquina com inteligência artificial consegue projetar cenários, antecipar situações indesejáveis e dar recomendações em tempo real, otimizando a produtividade e evitando desperdícios na produção.

Análise e detecção de problemas

Para os profissionais experientes no agro, detectar algum problema é relativamente fácil. No entanto, em produções localizadas em áreas mais extensas, como em florestas, a identificação manual desses problemas não é ágil e precisa.

Com a ajuda de drones e câmeras especiais com inteligência artificial e visão computacional, a captura de imagens de altíssima precisão vem mudando o cenário. Com essas tecnologias, é possível cruzar imagens coletadas que apresentam alguma falha com imagens que não apresentam nenhum problema, assim os relatórios emitidos trazem dados precisos de possíveis ameaças, mostrando exatamente todos os pontos que apresentam algum erro.

Fenômenos Climáticos

A previsão de tempo que conhecemos hoje nos ajuda a programar nosso dia a dia, certo? Porém para a realidade do agro essa informação é insuficiente.

Para uma produção de sucesso, os gestores precisam de informações detalhadas sobre a temperatura, índice solar, chuva, vento e outros fenômenos climáticos e com a ajuda da IA, é possível analisar dados locais das propriedades rurais em tempo real, produzindo informações mais seguras e confiáveis.

Veículos Autônomos

Tenho certeza de que você já ouviu falar de automóveis que são capazes de trafegar sem motorista e em breve essa realidade também chegará ao campo.

Tratores e colhedoras poderão atuar sem nenhuma interferência humana, por exemplo, será possível dosar a quantidade ideal de produto em uma certa área, identificar plantas prontas para a colheita ou mudar de rota se houver algum obstáculo não mapeado anteriormente, tudo isso será feito sem cometer erros ou gerar acidentes no campo.

 

Inteligência Artificial na Indústria frigorífica

O uso da Inteligência Artificial com visão computacional e outras tecnologias avançadas, como o blockchain e Internet das Coisas (IoT), vão muito além de melhorar a produtividade e otimizar processos. Essas tecnologias ajudam a trazer mais confiança e segurança na cadeia alimentícia, desde o produtor até o consumidor final.

Por exemplo, nas indústrias frigoríficas nacionais, a inteligência artificial é utilizada para a classificação de carcaças bovinas, proporcionando o acompanhamento do abate com segurança e transparência, aumentando a confiabilidade aos pecuaristas e aos consumidores.

E é aí que a Ecotrace Solutions entra! Nossa solução de inteligência artificial, ECOI.A, auxilia no gerenciamento de todo o processo dentro da indústria frigorífica junto à plataforma Ecotrace para a indústria. Além da plataforma, são instalados nas plantas módulos de Internet das Coisas (IoT), câmeras, sensores, balanças e leitores que obtêm dados dos lotes e fotografam 100% das carcaças, classificando-as de acordo com o grau de acabamento e falhas – leve, moderada e grave – em todos os cortes comerciais.

Essas informações também são disponibilizadas aos produtores pelo aplicativo Trace Beef, onde é possível acessar informações sobre as propriedades cadastradas, romaneio, abate ao vivo e a todas as carcaças fotografadas do lote, com o objetivo de trazer melhorias a todos os integrantes da cadeia produtiva, além de melhorar a produtividade, gestão e qualidade dos produtos.

 

Afinal, qual é o impacto da inteligência artificial no agro?

A presença da Inteligência Artificial (IA) no agronegócio traz resultados mais eficientes, otimiza processos e leva o segmento na direção da sustentabilidade.
Com o aperfeiçoamento do segmento, há uma expectativa de quem ocorram investimentos elevados, principalmente em inovação e tecnologia, o que irá demandar preparação e treinamentos de profissionais na área.
Já para o Brasil, o futuro do agronegócio brasileiro será marcado por um campo cada vez mais digital e com uma forte característica de inovação no seu portfólio


Impulsione seu negócio com a Ecotrace!

Nossas soluções utilizam as mais modernas tecnologias para a rastreabilidade de commodities. Otimize processos, melhore a produtividade e obtenha relatórios completos da sua produção, tornando a cadeia de suprimentos mais transparente e confiável.
Faça parte da revolução do agro com a Ecotrace Solutions!

Acesse: https://ecotrace.info/
 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]