Os avanços da tecnologia da informação impactaram profundamente a produção e oferecimento de serviços e, por consequência, o consumo.
Em décadas passadas o consumidor era visto com um sujeito passivo. A comunicação era realizada das empresas para o público em uma via de mão única. Junto a isso, somava-se a restrição ao acesso à informação, que era realizado apenas através dos canais de comunicação tradicionais, como TV, rádio e publicações impressas. Como resultado, as empresas dos diferentes setores operavam com foco no produto. Era o produto, com suas características e vantagens, o ator principal das relações de consumo.
A partir da expansão da internet e o florescimento da web 2.0 no início desse século, a realidade começou a mudar. O consumidor teve a possibilidade de se conectar não apenas com empresas e marcas, mas também com outros milhões de consumidores, trocando impressões e avaliações.
O amplo acesso a informação também os tornou mais críticos e menos propensos a comunicações publicitárias centradas em produtos. Esse consumidor digital e conectado vem sendo classificado como o Consumidor 4.0, que conta com características muito específicas.
Chegamos a um estágio em que consumir é percebido como uma extensão da vida pessoal e, portanto, deve estar alinhado aos valores e visões de mundo que carregamos. Ao mesmo tempo, esse consumidor exige das empresas e marcas uma personalidade bem definida e a capacidade de se relacionar e envolver. É preciso estar sempre em contato e cuidando de seus clientes.
Outro fator a ser considerado por quem deseja alcançar o sucesso no relacionamento com os novos consumidores é a experiência. Já não basta ter o melhor produto pelo melhor preço, é preciso oferecer uma experiência de compra satisfatória em todo o ciclo de consumo, do momento que ele entra em contato com a empresa ao pós venda.
Essa é uma realidade que precisa ser compreendida e assimilada pelo agronegócio, incorporando práticas e novas tecnologias que permitam se aproximar e conquistar esses novos consumidores, sendo um dos grandes desafios do setor nos próximos anos.
Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais para saber mais sobre o comportamento desse consumidor.
Curta, compartilhe e comente! Até mais!
No comments yet.