Quando falamos da aplicação da tecnologia no agronegócio é comum que pense em grandes máquinas automatizadas que realizam as mais diversas funções na lida. Essa, contudo, é apenas uma das formas do uso das inovações na produção agrícola.
Para além de facilitar e otimizar os processos no campo, a tecnologia surge também como grande aliada na gestão das propriedades rurais, permitindo ao proprietário tomar decisões mais assertivas e assim atingir melhores resultados.
As soluções de rastreabilidade na produção rural estão nesse hall, permitindo o registro de todas as etapas do ciclo de vida do produto. Com elas é possível ter o controle sobre a origem, processos realizados e destino, entre outros aspectos dos produtos rurais.
Esse controle permite ao agricultor analisar os resultados gerados, mantendo aquilo que funciona e modificando o que não funciona. Vale sempre lembrar: o que não é medido, não pode ser gerenciado. Mas alcançar uma melhor gestão não é o único objetivo que pode ser conquistado com o uso das soluções de rastreabilidade no agro.
Por que investir na rastreabilidade no agro?
Uma das principais motivações para o uso de soluções de rastreabilidade no agro é a promoção da segurança alimentar, no sentido de possibilitar a oferta de alimentos mais saudáveis e seguros aos consumidores.
Na criação de animais, por exemplo, a rastreabilidade permite um melhor controle no registro de doenças que atingiram o rebanho, da vacinação, do uso de medicação, etc. Para o produtor rural esse controle se traduz em produtos mais confiáveis e seguros, facilitando a conquista de certificações e a abertura de mercados no exterior.
A importância da rastreabilidade no agro para o comércio exterior fica clara quando a atual ministra da agricultura, Tereza Cristina, aponta para a importância da aplicação da solução para que o produto agrícola nacional seja ainda mais competitivo e conquiste a preferência dos importadores.
Vale ressaltar que no futuro próximo o Brasil será peça fundamental para a alimentação mundial. É em nosso país que grande parte dos alimentos consumidos pelo globo serão produzidos graças a nossa extensão territorial, clima favorável e busca incessante pelo desenvolvimento de novas soluções que permitam produzir mais e com maior qualidade mesmo em condições desfavoráveis.
Contudo, o enorme potencial agrícola brasileiro não deve ser motivo para acomodação. Nos próximos anos o tema da segurança alimentar, assim como a questão ambiental, deve ser pauta central nos acordos comerciais. Essa já era uma realidade que vinha se desenhando e que ganha força na esteira da pandemia de Covid-19.
Assim, o produtor rural precisa estar preparado para atender essa demanda do mercado, aplicando boas práticas na fazenda, mas também adotando meios para que essas sejam comprovadas e agregam confiabilidade e valor ao produto.
Com esse cenário é difícil não imaginar que a rastreabilidade se tornará um processo obrigatório aos participantes da cadeia de agronegócio que desejam manter-se no mercado. Sinais desse futuro já começam a ser vistos, como no caso do estado de Santa Catarina, no Brasil, que recentemente passou a exigir a rastreabilidade de todos os produtores de leite.
A medida estadual visa garantir maior segurança alimentar e padrão de qualidade ao leite produzido no estado, lembrando que alguns anos atrás foram divulgados escândalos sobre a adulteração do leite, o que ainda hoje repercute junto aos consumidores.
Tecnologia blockchain para rastreabilidade
Entre as ferramentas de rastreio da produção agrícola, a tecnologia blockchain se destaca graças a maior segurança das informações. Com a tecnologia, qualquer alteração em dados permanece registrada, o que significa que as informações podem ser facilmente auditadas.
Além disso, a tecnologia blockchain ainda permite que as informações sobre o ciclo de vida dos produtos sejam compartilhadas com o público através de um código QR-Code, ou seja, é mais transparência para o mercado.
Prepare a sua propriedade para o futuro! Invista em soluções de rastreabilidade, como a tecnologia blockchain, e mantenha as portas dos mercados abertas para sua produção! Até a próxima!