Agronegócio – é hora de investir em tecnologia

/, Agronegócio, Alimento, Blockchain, Informação, Tecnologia/Agronegócio – é hora de investir em tecnologia

Agronegócio – é hora de investir em tecnologia

18
jun

Se o mundo será diferente após a pandemia de Covid-19 é difícil dizer. Já para o agronegócio brasileiro, contudo, as mudanças parecem certas. Ao menos se as expectativas e desejos dos produtores se cumprirem.

Recente pesquisa realizada pela prestigiada consultoria Boston Consulting Group (BCG) apontou que cerca de 45% dos agricultores brasileiros pretendem investir mais em automação após a pandemia. 

Esse índice é maior que o encontrado entre produtores de Estados Unidos, Canadá e Alemanha, países onde a pesquisa da BCG também foi aplicada, confirmando que o produtor nacional é conectado e aberto a experimentar inovações.

A notícia é excelente! Com os desafios das próximas décadas na produção de alimentos, a tecnologia e as soluções digitais serão fundamentais, contribuindo para produzir mais, com maior qualidade, menos desperdícios e com respeito ao meio ambiente.

Infografico - Censo - AgTech - Startups - Brasil - AgTech - Garage - ESALQ
Infográfico – Censo AgTech, Startups-Brasil /Garage/ ESALQ

 

As oportunidades do Agro 4.0 no Brasil

 

Nos últimos anos é possível notar uma tendência mundial de crescimento na adoção de soluções de alta tecnologia no campo. O Agro 4.0 se concretiza como uma realidade em diferentes partes do mundo.

Embora a maior parte dos investimentos do tipo ainda se concentre prioritariamente nos países do Norte Global, em especial nos EUA, o Brasil promete tronar-se um celeiro promissor dessa nova forma de produzir e comercializar produtos agrícolas.

E o melhor: mais do que importarmos tecnologia, há um enorme potencial para o Brasil estar no centro do desenvolvimento de soluções. Hoje existem por volta de 300 empresas de agritech espalhadas pelo país, voltadas a diferentes necessidades do mercado.

A pesquisa da BCG ainda aponta que além de mais propensos a investir em automação, os agricultores brasileiros também são os mais confiantes com relação ao cenário pós-covid. Para 73% deles a crise terá alguns impactos na agricultura esse ano, mas a maior parte da operação não será afetada.

Essa visão otimista é uma excelente notícia e que deve contribuir para impulsionar o investimento nas propriedades, levando ao crescimento das soluções tecnológicas nos processo produtivos.

Vale lembrar que o mundo pós-covid será repleto de desafios para o agronegócio. Mudanças nos padrões de demanda, potenciais interrupções na cadeia de suprimentos e flutuações dos preços, são alguns dos obstáculos à frente dos produtores.

Esse cenário, somado a questões como as mudanças climáticas ainda em rumo vêm fortalecer o processo de digitalização do campo que já vinha ocorrendo. Contudo, se anteriormente o investimento em tecnologia agrária era visto como um diferencial competitivo, agora se mostra como obrigatório para a sobrevivência das propriedades.

Assim, na próxima década devermos ver uma transformação no campo brasileiro, com cada vez mais propriedades e proprietários utilizando a inovação e tecnologia para conseguir melhores resultados.

 

fazenda-tecnologia

 

A tecnologia blockchain e a produção agrícola

 

A tecnologia blockchain é uma grande aliada do produtor agrícola. Através dela é possível realizar todo o controle do ciclo de vida, comportando dados e informações nos mais variados formatos com toda a segurança.

Ao usar a tecnologia blockchain em sua propriedade você agrega valor e confiabilidade a seus alimentos. É possível disponibilizar todas as informações relevantes ao consumidor através de um QR-Code, permitindo uma decisão de compra mais assertiva.

Investir na tecnologia blockchain em um momento de crescimento das preocupações sanitárias, ambientais e com bem estar animal, é ser capaz de manter-se relevante em um novo mercado pós-pandemia.

 

infos-economia

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre as tecnologias aplicadas ao campo e muito mais informações voltadas ao agronegócio. Até a próxima!

 

Referências:

Agevolution.Canalrural.com.br  / Agtechgarage.com

 

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.