Apesar dos resultados positivos que o agronegócio brasileiro colhe ano após ano, o saldo poderia ser ainda melhor para o produtor nacional caso o déficit em armazenagem no país, seja em termos de números absolutos ou em comparação com outras regiões do mundo, não fosse tão grande.
Embora nossa produção bata recordes subsequentes, a armazenagem não acompanha esse crescimento, o que impacta de forma direta a lucratividade. Uma armazenagem bem feita preserva a qualidade da produção, aumentando o poder de negociação do produtor.
Além desse ganho, a armazenagem ainda possibilita a redução de custos logísticos, permitindo que o produtor não se veja obrigado a escoar sua produção no momento da safra e assim escolher o melhor momento para vender seus produtos.
A tecnologia ligada ao Agro 4.0 é capaz de melhorar ainda mais esses pontos positivos gerados pela prática, aprimorando o monitoramento e gerenciamento do armazenamento.
Agro 4.0: soluções digitais aplicadas à armazenagem
As soluções digitais vêm revolucionando a produção agrícola em todo o mundo, aumentando a eficácia das propriedades rurais com ganhos significativos no aumento da produtividade e qualidade ao mesmo tempo em que reduz custos.
Esse cenário tende apenas a se aprofundar ao longo das próximas décadas com o maior desenvolvimento de tecnologias que visam atender diferentes aspectos e fatores da atividade agrícola, inclusive a armazenagem dos grãos.
Como vimos acima, a armazenagem no pós-safra é uma prática benéfica ao agricultor. Segundo estudos a ausência do armazenamento compromete em até 15% os ganhos do produtor, o que em um cenário de alta competitividade e com os custos de produção sob grande pressão fazem toda a diferença no sucesso do negócio rural.
No Brasil é preciso investimento não apenas para superar o déficit de armazenagem, mas também para modernizar a prática, levando o melhor da tecnologia agrícola para o pós-colheita.
Entre as soluções que já se encontram disponíveis, é possível destacar sistemas de controle e gerenciamento de estoques, a termometria digital e a automação utilizada na secagem de grãos, que permitem alcançar uma maior qualidade, agilidade e redução de custos no processo.
A tecnologia blockchain e a armazenagem
Quando falamos de controle e rastreabilidade na produção agrícola, a aplicação da tecnologia blockchain se destaca pelos resultados capazes de garantir ao produtor rural.
A solução digital permite ao produtor registrar cada etapa do ciclo de vida de seus produtos com a máxima segurança da informação, o que gera maior confiabilidade na produção bem como leva a uma melhora no processo de tomada de decisão.
A tecnologia blockchain trabalha com o armazenamento de dados através de blocos interligados e descentralizados que utilizam a criptografia que guarda a informação do bloco atual, mais a do anterior. Na prática isso significa que cada bloco guarda informação da cadeia inteira, tornando impossível que os dados sejam adulterados através de invasões simples.
Além disso, todas as alterações realizadas nos dados ligados a tecnologia blockchain ficam registradas para sempre, facilitando o rastreamento e gerando maior confiabilidade nas informações.
Todas essas características fazem da solução ideal para a aplicação no agronegócio, tanto no controle da armazenagem quanto de outros processos.
Acompanhe nosso logo e saiba mais sobre os benefícios da tecnologia blockchain para atividade agropecuária e curta nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Ecotrace. Até a próxima!