Era o ano de 2008 quando o matemático britânico Clive Humby cunhou a frase “os dados são o novo petróleo”. A época, Humby justificou a comparação dizendo que assim como o petróleo, os dados em estado bruto são inúteis, mas quando tratados e refinados tem o potencial de criar valores extraordinários.
Pouco mais de uma década atrás, contudo, a capacidade de armazenar e analisar grandes quantidades de dados estava ao alcance de poucos. Conforme a tecnologia da informação continuou a se desenvolver o Big Data tornou-se uma realidade mais palpável.
O resultado é que na segunda metade da década passada tornou-se comum ver CEOs de grandes companhias reproduzirem a frase de Humby. Além disso, em 2017, a conceituada revista The Economist, publicou um rico e extenso artigo onde afirmava que o recurso mais valioso do mundo eram os dados, não o petróleo.
Mas o que isso quer dizer? E qual a importância do produtor rural entender essa frase e passar a trabalhar com dados em sua propriedade? São essas dúvidas que vamos te responder nesse artigo. Continua com a gente!
A importância dos dados para as empresas
Antes de começar é importante ressaltar que a “revolução dos dados” já está acontecendo e abrange desde as grandes empresas transacionais aos negócios locais dos mais diversos setores da atividade humana.
A partir da análise dos dados coletados, as empresas vêm conseguindo melhorar a tomada de decisão, os processos, os produtos, a gestão de pessoas e o marketing. Os resultados são custos reduzidos, maior eficiência e qualidade.
Quando captamos e analisamos dados em larga escala, conseguimos identificar diferentes padrões, que podem ser classificados de acordo com a eficácia na busca pelo objetivo desejado, como diminuir custos evitando o desperdício na compra de insumos, ajustar a produção de acordo com a variação de demanda ou mesmo vender mais.
É importante ressaltar que o trabalho de análise de dados não é novo. A capacidade de captar, processar e analisar dados em diferentes formatos e oriundos de fontes diversas sim, graças ao desenvolvimento dos hardwares e softwares.
Hoje é possível realizar análises complexas para a projeção de cenários visando os mais diversos fins. Na prática isso significa maior efetividade para as empresas, que contam com o auxílio da tecnologia para tomar decisões racionais.
Com a chegada da Internet das Coisas, Machine Learning e a Inteligência Artificial, a força dos dados será ainda mais visível. Serão eles que fornecerão a informação para que as máquinas e softwares encontrem os melhores caminhos rumo a um objetivo, em um processo de aprimoramento contínuo.
E o que isso tem a ver como agronegócio? Oras, tudo!
Os dados, o agronegócio e a tecnologia blockchain
O agronegócio conta com um enorme desafio a frente: aumentar a produção de alimentos em quase 30% nas próximas décadas sem que isso signifique o crescimento da área ocupada pela atividade. Tudo isso em meio ao aprofundamento das mudanças climáticas.
Para vencer esse desafio a única saída é aprimorar a produtividade das propriedades rurais a níveis nunca antes vistos, conquistando o melhor uso dos recursos naturais. Para isso, os dados cumprem um papel central.
A aplicação de soluções de análise de dados no meio rural permite a promoção de uma melhora da tomada de decisão em toda a cadeia: da seleção de sementes e genes de animais a maior eficiência logística na entrega dos produtos.
Ao invés de aplicar modelos prontos, que nem sempre oferecem os melhores resultados a sua propriedade, o agricultor conta com uma estratégia personalizada de acordo com a sua realidade e vivência.
O problema é que muitos produtores rurais ainda estão fechando os olhos para esse cenário, continuando a se guiar pela experiência e até mesmo intuição, deixando de registrar dados e informações, assim abrindo mão do futuro.
Mesmo quem não conta com uma solução robusta de análise de dados precisa começar desde já a buscar meios de coletar e armazenar as informações de modo a produzir uma base robusta de dados.
A tecnologia blockchain permite realizar esse registro, sendo uma das principais ferramentas para a aplicação da rastreabilidade de forma eficiente. Com ela é possível relatar cada etapa do ciclo de vida do produto, desde a chegada a fazenda a distribuição nos pontos de venda.
Assim, a tecnologia blockchain tanto oferece um melhor controle dos processos produtivos, como forma uma base de dados que quando colocada sob análise é capaz de apontar as decisões e estratégias mais eficazes, sendo uma das maiores aliadas do agricultor.
Investir hoje em soluções como a tecnologia blockchain é estar preparado para as grandes mudanças do futuro próximo.
Quer saber mais sobre a tecnologia aplicada no agronegócio e seus benefícios? Continue acompanhando nosso blog e siga as páginas da Ecotrace nas redes sociais! Até a próxima!