Para chegar até a mesa do consumidor, os produtos agrícolas percorrem um longo caminho que envolve uma série de processos e atores. Complexa e pulverizada a cadeia produtiva do agronegócio precisa contar com soluções que permitam manter a qualidade dos alimentos, identificar região e local de origem, assim como modelos de produção.
Essa solução é a aplicação da rastreabilidade no agronegócio. Afinal, mesmo que os máximos cuidados sejam tomados em todas as etapas do ciclo de vida de um produto, é preciso manter o controle e monitoramento destes para evitar ser pego de surpresa e sofrer com prejuízos.
Vale sempre ressaltar que a atividade agrícola está sujeita a riscos aos quais ela não pode controlar totalmente, como o surgimento de doenças e pragas. Assim, um estrito controle é necessário para garantir a segurança alimentar dos produtos que chegam aos consumidores. (clique aqui para saber mais sobre segurança alimentar)
A rastreabilidade no agronegócio é tão importante que pode ser apontada como uma das maiores tendências do setor nas próximas décadas, como uma resposta a demanda por maior controle e segurança alimentar, o que vem crescendo e deve se aprofundar após a pandemia de Covid-19.
Entendendo a importância da rastreabilidade no agronegócio
Embora seja impossível desenhar com precisão o futuro em um mundo extremamente volátil, parece certo que a pandemia de Covid-19 deve aumentar as preocupações sanitárias por todo o mundo, com impacto na circulação de pessoas e mercadorias.
O setor agrícola nacional precisa estar preparado para esse cenário, sempre mantendo as portas abertas do mercado exterior para os produtos brasileiros. Esse objetivo só será conquistado com o apoio da inovação e da tecnologia.
A rastreabilidade pode ser definida como um processo que abrange as etapas de fichamento, acompanhamento e controle. Assim, quando aplicada ao agronegócio, a rastreabilidade deve garantir que cada etapa da cadeia produtiva passe pelo sistema de monitoramento.
Vale ressaltar que a rastreabilidade no agronegócio é regulamentada pela ISO 8402, e posteriormente pela ISO 9000:2015, que definiu os padrões e processos a serem adotados para padronizar o rastreamento no mundo todo e assim garantir a confiabilidade do processo.
Para o produtor rural, trabalhar com a rastreabilidade em sua fazenda não garante apenas a qualidade e origem de seu produto ao público externo, como também contribui para a gestão da propriedade, seja quanto a produção ou distribuição.
Hoje, contudo, a maior motivação para os produtores brasileiros implantarem a rastreabilidade no agronegócio é, sem dúvidas, a conquista de certificações que permitam a entrada de seus produtos em outros países. (Leia mais sobre os processos de certificação e rastreabilidade em artigo científico do IPEA)
A exportação vem sendo o grande motor de impulsão do agronegócio nacional. Em 2020, a balança comercial do agro somou US$ 100, 81 bilhões, sendo de longe o setor com maior contribuição para o PIB brasileiro.
“2020, a balança comercial do agro somou US$ 100, 81 bilhões”
A obtenção de certificações que garantam a origem, qualidade e segurança sanitária dos produtos são importantes para a manutenção desse cenário positivo no longo prazo. Reforçando que produtos certificados apresentam maior valor agregado. Em um mundo de consumidores cada vez mais exigentes, os produtores precisam estar preparados.
5 motivos para usar a rastreabilidade no agronegócio
Diante desse cenário e da urgência em aumentarmos a eficiência da produção agrícola e da segurança alimentar, o uso de soluções de rastreabilidade pelo agronegócio surge como medida inevitável.
Confira abaixo 5 (cinco) motivos do porque você deve rastrear a produção em sua fazenda:
-
-
Melhora nos processos de controle, permitindo aprimorar a gestão;
-
Uso mais eficiente dos recursos, reduzindo os custos;
-
Garante maior segurança alimentar aos seus produtos;
-
Permite que seus produtos sejam certificados, agregando valor;
-
Facilita a realização de acordos internacionais e a entrada de produtos em países estrangeiros.
-
A tecnologia blockchain aplicada a rastreabilidade no agronegócio
Entre as soluções de rastreabilidade aplicadas a produção agrícola, a tecnologia blockchain se destaca por ser uma opção que oferece a máxima segurança da informação. Com a tecnologia blockchain nenhuma informação se perde.
Isso é possível graças ao seu conceito, que armazena as informações em conjuntos de blocos em uma rede. Sempre que uma informação é inserida, ela deve ser validada por todos os membros da rede. Além disso, quando uma informação alterada, um novo bloco de dados é criado enquanto o anterior é mantido.
Hoje a tecnologia blockchain na rastreabilidade já vem sendo utilizado com sucesso na pecuária e agricultura, sendo uma aliada dos resultados dos produtores. Se você quer um sistema de rastreabilidade para o agronegócio com máxima eficiência e segurança, confie na tecnologia blockchain.
Fique por dentro de todas as novidades da Ecotrace e saiba mais sobre o uso da tecnologia no agro acompanhando nossas redes sociais! Até a próxima