Você provavelmente já ouviu por aí sobre a importância dos dados para as empresas na atualidade. Nos últimos anos não faltaram declarações de diretores de grandes players de tecnologia afirmando que “os dados são o novo petróleo”.
Para quem vive o dia a dia da sua atividade, porém, essa afirmação pode gerar algumas dúvidas. Afinal, como que um punhado de informações diversas pode ser comparado a uma substância real e que gera energia para diversos fins?
A grande questão é: quando falamos de dados não estamos falando de um “punhado de informações”. Hoje contamos com soluções da tecnologia da informação que permite coletar, armazenar e analisar dados de diferentes formatos e fontes em um volume extraordinário.
E se você pensa que essa é uma realidade que se aplica apenas a indústria, que esse tipo de inovação ainda irá demorar a chegar ao setor rural, é hora de repensar. As mudanças estão ocorrendo agora!
Como os dados ajudam a atividade rural a produzir mais, melhor e reduzir custos
O futuro breve da atividade agrícola é idealizado tendo como pilares: automação, a Inteligência Artificial, o Machine Learning e a Internet das Coisas. A união dessas tecnologias e soluções aplicadas ao campo prometem o uso cada vez menor de mão de obra humana.
De fato, a expectativa é que o ser humano atue como o validador das decisões tomadas pelas máquinas, que seriam responsáveis pela execução dos processos – tanto aqueles mais braçais quanto os de inteligência, como coleta e análise de dados.
Para que esse futuro seja possível, os dados são a chave. São as informações coletadas, armazenadas e analisadas que permitem as soluções de tecnologia agirem de forma automatizada, sem a necessidade de alguém no controle.
Esse cenário que parece ter sido tirado de um filme de ficção científica não está longe de acontecer. A chegada do 5G, inclusive, é um fator primordial para que possamos alcançar esse nível de aplicação das tecnologias nas atividades produtivas.
Mas a importância dos dados não está condicionada a um futuro que ainda não aconteceu. Hoje eles já fazem toda a diferença nas fazendas, ajudando a produzir mais, com maior qualidade ao mesmo tempo em que se reduzem os custos.
“O que não é medido não pode ser gerenciado!”
Essa frase já é um clássico da teoria da administração e de forma simples explicita bem o porquê contar com soluções de captura, armazenamento e análise de dados é essencial.
A dura realidade é que decisões tomadas por “instinto” ou por que “sempre foi assim” são sempre um risco para os seus resultados. Isso porque elas são tomadas sem que se entenda em profundidade suas causas e possíveis efeitos.
Claro que ao realizar uma prática consolidada em sua propriedade o agricultor o faz por ela gerar resultados. Mas será que esses resultados não poderiam ser ainda mais expressivos? Será que ele não podia ter maior produtividade e qualidade utilizando menos insumos?
São essas perguntas que o uso dos dados nas propriedades rurais é capaz de responder. Com eles você entende o cenário atual e os possíveis, permitindo ter maior eficácia na atividade agrícola. Se você ainda não trabalha com dados em sua propriedade, é hora de mudar para não ficar para trás e alavancar seus ganhos.
A tecnologia blockchain é uma das soluções mais seguras para a coleta e armazenamento de dados, sendo ideal para a aplicação em processos de rastreabilidade. Os dados armazenados pela tecnologia blockchain ainda podem ser utilizados na gestão, aprimorando a tomada de decisão na propriedade.
O futuro é agora. Faça dos dados e da tecnologia da informação a aliada de sua propriedade rural.
Para saber mais sobre a tecnologia blockchain e como ela é uma aliada do agronegócio, continua acompanhando nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Ecotrace. Até a próxima!