Cerca de trinta produtores rurais, norte-americanos e canadenses, vieram ao Brasil visitar as grandes propriedades de Mato Grosso. Aqui puderam conhecer lavouras de soja, milho e algodão, e também de gado de corte. Conheceram usinas de açúcar e etanol, além de revendas de máquinas agrícolas e equipamentos.
“Não fazíamos ideia do cuidado que os produtores brasileiros têm com o meio ambiente”
Brent Rupiper, empresário do setor turístico de Yankton.
Além disso, eles mostraram seu espanto com o tamanho das fazendas. Mas, o que mais chamou atenção dos visitantes foi a preservação do local. Eles ficaram admirados com as reservas legais mantidas nas propriedades, que desde 2000 passou a ser correspondente a 80% da área. “Nos Estados Unidos isso não existe. (…) Levamos aqui de Mato Grosso, o aprendizado de que o meio ambiente merece maior zelo, mais cuidado”, disse Brent.
Pecuária no Brasil e nos EUA
O Brasil tem mais que o dobro do rebanho bovino norte-americano, 215 milhões de cabeças contra 95 milhões. Contudo a produção de carne brasileira foi menor, 10,2 milhões de toneladas; nos EUA, 12,7 milhões de toneladas. Os dois países estão entre os seis maiores consumidores mundiais da proteína. EUA em 2º, com 91 kg/hab/ano, e Brasil em 6º, com 78 kg/hab/ano. Ambos exportam principalmente para Ásia, União Europeia e Rússia.
O empresário explica algumas diferenças entre os dois países. No sistema pecuário, eles possuem menos pasto e mais gado confinado, com uma variedade de raças: Angus, Hereford, Red Angus, Simental, Charolês e Brangus. Enquanto que no Brasil a raça de corte predominante é a Nelore. No setor agrícola, aqui é praticado o plantio duplo, já no país norte americano não é possível devido ao período de inverno.
Burocracia e processos condicionantes
Em relação a logística de transporte, ele afirma que o Brasil precisa de melhorias, pois ainda é um processo muito lento. Ele também observou que um dos motivos que emperram os processos de condicionantes ao desenvolvimento é a burocracia governamental. Entre os empreendimentos mais penalizados estão hidrovias, ferrovias e unidades de geração de energia hidráulica.
Contudo, podemos observar que, mesmo diante as dificuldades, o Brasil tem muito a oferecer e está em crescente ascensão. Temos orgulho do trabalho que fazemos e de contribuirmos para que o agro brasileiro seja valorizado e sirva de exemplo para países de primeiro mundo.
Fique por dentro de todas as novidades e matérias da Ecotrace! Acompanhe nossas páginas nas redes sociais, não perca nenhuma novidade de nosso blog assinando nossa newsletter. Até a próxima!
Fonte: Enfoque Business