A Internet das coisas (IoT) e seus benefícios para agronegócio

/, Agro 4.0, Agronegócio, Agropecuária, Alimento, Informação, Novidade, Tecnologia/A Internet das coisas (IoT) e seus benefícios para agronegócio

A Internet das coisas (IoT) e seus benefícios para agronegócio

12
mar

Produzir mais alimentos, de forma sustentável, com qualidade e custos menores é o grande desafio que se impõe para o agronegócio hoje. 

Para vencê-lo, o trabalho agrícola deve estar equipado com ferramentas e técnicas que se destacam pela inovação, especialmente as tecnologias digitais.

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) é um dos principais pilares da quarta revolução industrial em curso, sendo parte essencial para que possamos alcançar a Agricultura 4.0.

A aplicação de tecnologias do tipo no campo traz uma série de benefícios para o produtor, e, consequentemente a todo cadeia, incluso aí os consumidores.

Internet das Coisas e o Agronegócio

Mas afinal, o que é internet das coisas (IoT)?

Embora a transformação digital já seja uma realidade no agro brasileiro, a extensão de nosso território criam dificuldades para que ele se propague de maneira mais ampla. 

Além disso, é importante lembrar que a maioria das propriedades agrícolas do país é de agricultura familiar, o que em alguns casos representa maior dificuldade na aplicação de inovações ou mesmo resistência a essas.

Vale destacar que a Embrapa possui um papel importante na mudança desse cenário, levando informação e aportando com conhecimento o agricultor para incluí-lo na mudança em curso.

Outro ponto importante, nesse sentido, é a chegada de uma nova geração de agrônomos e agricultores abertos ao agitech que marcam presença cada vez maior no setor.

Ainda assim, é importante realizar o trabalho de explicar conceitos e ideias que até pouco tempo atrás passavam longe da realidade agrícola.

Cada vez mais “coisas” – máquinas, cidades, elementos de infraestrutura, carros, casas, eletrodomésticos, etc – são capazes de se conectar a internet. Através dessa conexão, essas “coisas” podem informar sua situação, receber instruções e praticar ações a partir de informações recebidas. Essa é a Internet das Coisas.

Agricultura e tecnologia

Como a IoT impacta o campo e quais as vantagens para o agricultor?

Conforme se aprofunda a capacidade de ligar o mundo físico a internet e outras redes de dados e conexão, o impacto na sociedade e economia se intensifica.

A automação, por exemplo, se beneficia grandiosamente da IoT, não sendo surpresa que sejamos capazes de substituir cada vez mais mão-de-obra humana por máquinas.

Esse, porém, está longe de ser a única mudança acarretada pela tecnologia. Maior precisão, produtividade, melhores tomadas de decisão, entre outros, podem ser destacados.

No campo, a imternet das coisas surge como grande aliada do agricultor, oferecendo benefícios na produção, como:

  • Maiores rendimentos agrícolas;
  • Menor consumo de insumos por hectares;
  • Menor desperdício de alimentos na cadeia de suprimentos.

Como exemplo do efeito que a aplicação da tecnologia na propriedade acarreta, podemos salientar a melhora da produtividade no uso de fertilizantes, que gira em torno de 10% a 15%.

Diante desse quadro podemos imaginar o que ocorreria com a expansão da IoT para a totalidade do setor agrícola nacional: produzir mais alimentos, a um menor custo e assim aumentando o acesso aos alimentos.

Portanto, o desenvolvimento tecnológico voltado ao campo cumpre um papel fundamental não apenas para o agronegócio como para a sociedade em si.

É importante ressaltar que a Internet das Coisas é um dos pilares dessa verdadeira revolução do modo de produção, porém, não é o único, de tal forma que o agricultor deve conhecer as inovações existentes de modo a aplicá-las de forma coesa e integrada.

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre como a tecnologia vem mudando o agronegócio brasileiro. Para ficar por dentro de todas as novidades da Ecotrace, siga nossas páginas nas redes sociais. Até a próxima!    

Referências: CorpflexStrider.ag [1]Strider.ag [2]

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.