O crescimento da agricultura de precisão

/, Agro 4.0, Agronegócio, Agropecuária, Blockchain, Informação, Tecnologia/O crescimento da agricultura de precisão

O crescimento da agricultura de precisão

Blockchain - Tecnologia
23
abr

A necessidade de aumentar a produtividade dos alimentos ao mesmo tempo em que se preserva o equilíbrio ambiental, vem impulsionando novas práticas agrícolas e o aumento do mercado da agricultura de precisão.

Segundo pesquisas da consultoria Markets and Markets, dos Estados Unidos, o mercado de agricultura de precisão deve ter um aumento de 82% até 2025. O setor, que movimenta cerca de U$ 7 bilhões anuais, deve alcançar a cifra de U$ 12,8 bilhões em cinco anos.

Entre os fatores que impulsionam esse aumento de mercado, estão:

  • o crescimento da demanda por alimentos,
  • aumento da adoção de técnicas de taxas variadas,
  • sensoriamento remoto,
  • as mudanças climáticas e seus efeitos nas culturas.

Para os agricultores, esse tipo de agricultura significa maior produtividade e qualidade em suas propriedades, sendo essa uma tendência que parece ser irreversível em um futuro próximo.

A agricultura de precisão e a tecnologia no campo

A agricultura de precisão se caracteriza pelo uso extensivo da tecnologia no campo, sendo parte fundamental do processo de produção agrícola.

Atualmente o setor de hardwares detém a maior participação no setor, o que se explica pela alta adoção de dispositivos de automação e controle, como:

  • os drones,
  • pilotos automáticos,
  • controladores de irrigação,
  • sistemas de orientação e direção,
  • monitores de rendimentos,
  • sensores.

É esperado que, em breve, esse crescimento ocorra, inclusive de forma mais rápida, também com os softwares, conforme a adoção de novas tecnologias e o uso de dispositivos avançados continue a avançar no campo.

Entre as tendências para o futuro também se destaca o aumento da demanda por serviços de dados baseados em nuvens. Vale lembrar que a coleta e análise de dados vêm cumprindo um papel cada vez mais essencial no setor produtivo.

Através das informações oriundas dessa coleta e análise é possível tomar melhores decisões, visando o aumento da produtividade ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos e se alcança maior qualidade dos produtos.

Nesse sentido, a tecnologia blockchain se mostra como uma alternativa palpável, permitindo realizar todo o controle do ciclo de vida do produto com uma base de dados coletados nos mais variados formatos.

Além disso, a tecnologia blockchain se destaca pela grande segurança na informação, trazendo maior confiabilidade a todos os membros da cadeia produtivo, do agricultor ao consumidor.

A agricultura de precisão nos continentes  

Como sabemos infelizmente os avanços tecnológicos nos diferentes territórios não ocorrem ao mesmo tempo, sendo que no sul global ainda hoje a certa defasagem em comparação aos países do norte do planeta.

Os estudos mostram que Estados Unidos e Canada saem na frente na agricultura de precisão, sendo pioneiros na adoção dessas tecnologias. Nesses países cada vez mais agricultores adotam sistemas e equipamentos agrícolas avançados.

Entre os fatores que inibem o crescimento desse modelo agrícola estão o investimento inicial necessário e a falta de conhecimento técnico dos produtores.

É urgente que o Brasil comece a pensar em soluções que permitam contornar esses problemas, incentivando a adoção da agricultura de precisão, para que os nossos agricultores sejam cada vez mais produtivos e competitivos.

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia no campo e seus benefícios para o agronegócio?

Continue acompanhando nosso blog e siga nossas páginas nas redes sociais! Até a próxima!

plantacao-tecnologia

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.