Agro 4.0 – inovação que reduz custos

/, Agro 4.0, Agronegócio, Blockchain, Indústria, Informação/Agro 4.0 – inovação que reduz custos

Agro 4.0 – inovação que reduz custos

agro 4.0
10
jul

Seja qual for o setor em que uma empresa opera, uma questão é certa: é preciso que ela sempre busque soluções que a tornem mais competitiva e mantenham sua relevância no mercado.

Essa é uma necessidade que exige muito dos produtores, mas que também permitiu ao mundo conquistar enormes melhorias e avanços. Para sair dessa dura competitividade e sobreviver as empresas contam com duas opções: tentar reduzir custos através de inovações nos processos produtivos ou desenvolver novos produtos que conquistem os consumidores.

Esse cenário também alcança o agronegócio. No campo, porém, a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos voltados ao consumidor final é limitado, o que obriga os produtores a buscar novas técnicas e ferramentas que permitam reduzir custos.

Ao longo dos anos muito foi realizado com esse objetivo, mas nada se compara ao que está por vir com a chegada da tecnologia da informação no meio rural e a implantação do Agro 4.0.

Fazenda Milho - Agro 4.0

 

Agro 4.0: a tecnologia reduzindo custos para o produtor

 

A vida do produtor rural é rodeada de incertezas. Alterações no clima, infestações de pragas, doenças que atingem o rebanho, entre outros fatores, podem colocar todo o trabalho desenvolvido em risco, comprometendo os resultados.

Para mitigar esses riscos não basta o trabalho duro, é preciso contar com as melhores técnicas, ferramentas e inovações que permitam aprimorar a produtividade e a qualidade, ao mesmo tempo em que se reduz custos.

Não é de hoje que a tecnologia vem revolucionando o campo. A Revolução Verde da década de 1970 transformou as propriedades rurais levando a recordes de produção de alimentos em todo o planeta.

A chegada das inovações ligadas à tecnologia da informação nos últimos anos promete gerar efeitos ainda mais positivos na produção agrária, sendo que um dos maiores impactos se dá justamente na redução de custos.

 

Tecnologia no Campo

 

Maquinários e ferramentas automatizadas permitem os produtores fazerem mais empregando menos mão de obra; softwares de Big Data com Inteligência Artificial analisam informações e auxiliam a tomar melhores decisões; a tecnologia blockchain aprimora o controle da produção, aumenta a confiabilidade e contribui na redução de desperdícios.

Esses são apenas alguns exemplos do que o agro 4.0 já faz nas propriedades rurais. Em um futuro breve, com o aumento das soluções da Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (A.I.) e machine learning, será possível conquistar resultados ainda melhores.

É importante lembrar que em poucas décadas a produção de alimentos terá de ser incrementada em até 30% dos patamares atuais devido ao aumento populacional. É esse estimado que 95% do aumento da produção de alimentos daqui em diante precisem vir dos ganhos de produtividade.

Isso porque é cada vez mais claro que estamos chegando ao limite do uso dos recursos naturais. Precisamos produzir mais utilizando menos área, preservando o solo e otimizando o uso da água e da energia.

 

Agro 4.0 - tecnologia no campo

 

Para conseguir esse feito, a inovação é fundamental. Assim, investir em tecnologia e levar o digital para o campo, alcançando o Agro 4.0, é quase uma obrigação ao produtor, que também se beneficia diretamente.

O Agro 4.0 eleva:

  • os índices de produtividade,
  • a eficiência no uso de insumo,
  • reduz a necessidade de mão de obra,
  • melhora a qualidade e segurança do trabalho
  • e diminui os impactos ambientais.

 

Fazenda e Tecnologia

 

O resultado é a redução de custos e maior competitividade das propriedades. Se você é produtor rural fique atento às inovações tecnológicas voltadas ao agronegócio. Com toda certeza já existem soluções que vão além de suprir suas necessidades, vão te gerar resultados concretos.

 Aqui no nosso blog e redes sociais estamos sempre trazendo novidades sobre o Agro 4.0 e as soluções digitais para o meio rural. Fique conosco. Até a próxima!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Not Found"]