Rastreabilidade de Alimentos – entenda como funciona

/, Rastreabilidade de Alimentos/Rastreabilidade de Alimentos – entenda como funciona

Rastreabilidade de Alimentos – entenda como funciona

Rastreabilidade de Alimentos
8
jun

Rastreabilidade de Alimentos – entenda como funciona.

É importante existir um processo eficiente e transparente para poder rastrear o caminho do produto desde a fabricação até o usuário final.

O rastreamento de alimentos nos permite ver cada etapa de sua jornada e fornece informações para fazer as correções necessárias e para fornecer informações, tais como: informações sobre o plantio, colheita e pesticidas utilizados; propriedades nutricionais; armazenamento; fontes e histórico dos alimentos, certificados de qualidade e selos.

O processo controlado por rastreabilidade fornece uma base sólida para a gestão corporativa e esclarece os principais indicadores de desempenho. As relações com fornecedores são outro setor que se beneficia, pois o sistema de rastreabilidade de alimentos do mercado é muito importante na avaliação de produtos no contexto de fabricantes, distribuidores, indústrias e supermercados.

 

 

 

Qr-code e Rastreabilidade.

Os qr-code dos produtos permitem que os consumidores deixem avaliações e comentários, o que torna a verificação mais fácil. Isso reduz a produção e distribuição de alimentos que não atendem aos padrões de qualidade estabelecidos, reduzindo assim o número de recalls de alimentos. A rastreabilidade atua como uma ferramenta de conformidade e segurança que os consumidores confiam e que conecta fabricantes e consumidores.

saiba mais: https://ecotrace.info/tecnologia-blockchain-agregando-valor-aos-agroprodutos/

As empresas que se preocupam em fornecer aos consumidores alimentos seguros e de alta qualidade, fornecem soluções tecnológicas colaborativas para medir e absorver os resultados dessa situação. A cadeia de abastecimento só pode operar quando todos os seus subsetores são coordenados e todas as partes relacionadas se beneficiam direta ou indiretamente. Isso se aplica a fabricantes e distribuidores, bem como varejistas e, claro, também se aplica aos consumidores finais. Quem participar desse ciclo vai se beneficiar muito!

 

 

A Ecotrace é sua parceira no rastreamento de alimentos.

Se você deseja implementar ou melhorar a rastreabilidade, o impacto desse processo e como otimizá-lo, a Ecotrace é sua parceira no rastreamento de alimentos.

Quando falamos em rastreabilidade de produtos de origem animal e vegetal, é muito importante ter certificação. O método inclui uma série de auditorias para confirmar todo o processo de produção da mercadoria, levando em consideração a qualidade e a origem da mercadoria.

A rastreabilidade Ecotrace representa a capacidade de determinar o histórico ou localização do produto para monitorar e rastrear em vários pontos da cadeia de suprimentos.  A “rastreabilidade” pode ser entendida como a capacidade de rastrear a movimentação de alimentos em determinadas etapas de produção, processamento e distribuição.

A rastreabilidade em supermercados é uma forma de facilitar a rastreabilidade dos alimentos, garantindo a segurança, qualidade e, quando necessário, também pode trazer muitos benefícios para o comércio de linha de varejo.

Por exemplo, o aumento da confiança do consumidor leva ao aumento das vendas com impacto direto na receita. A rastreabilidade é determinada por dois aspectos principais: conformidade e inovação. A rastreabilidade pode identificar processos e fornecer flexibilidade e consistência para ações corretivas.

A inovação é outro aspecto da rastreabilidade porque permite que a cadeia de abastecimento compartilhe a história dos alimentos e forneça informações como a origem e sua história, quando necessário. Características nutricionais, informações de produção (plantação, safras, pesticidas) informações de armazenamento; Certificados e selos de qualidade do campo à mesa.

 

 

Blockchain e Rastreabilidade.

O processo de rastreabilidade usa a tecnologia Blockchain que gera um código único para cada lote a fim de reunir informações sobre a origem e o destino do produto. Este código acompanha os alimentos em toda a cadeia de abastecimento e pode ser visualizado em todas as fases, do campo ao prato!

saiba mais: https://ecotrace.info/blockchain-no-agro-como-a-solucao-te-ajuda-a-vender-digitalmente/

Como funciona: a rastreabilidade permite registrar informações sobre a origem e o destino de um produto e usar um código de rastreamento exclusivo para cada lote vendido. Este código acompanha os alimentos em toda a cadeia de abastecimento e pode ser visualizado a qualquer momento por todo o pessoal envolvido no processo. Desafios na cadeia alimentar e aceleração do processo de recall. A utilização de um sistema de rastreabilidade é uma ferramenta interessante para a sua empresa, pois garante o controle total sobre a complexidade das informações e dados sobre as atividades do seu negócio, independentemente da escala e do tipo de atividade. Um processo de rastreabilidade bem gerenciado e compatível é a escolha certa para sua empresa obter os melhores resultados. A principal vantagem. A rastreabilidade nos permite contar uma história

A rastreabilidade nos permite acessar informações sobre a origem e a história de um determinado produto em todas as fases da cadeia produtiva para contar a história dos alimentos. Essas informações são muito importantes nos supermercados porque permitem que os consumidores conheçam a fonte. Os produtos – diante da crescente atenção ao consumo seguro de alimentos – e os supermercados estão se tornando referência para o mercado se destacar da concorrência. A introdução da rastreabilidade também facilita o controle de qualidade no recebimento dos alimentos. A leitura do código de rastreabilidade na chegada do produto pode, por exemplo, vincular as informações de origem durante a inspeção para verificar se atendem aos padrões de qualidade especificados, que podem ser determinados por meio de uma ficha técnica.

Essa prática ajuda a controlar o estoque e reduzir o tempo de inatividade, quebras e devoluções, garantindo que a aceitação do produto atenda aos padrões estabelecidos.

Os lojistas ainda enfrentam alguns desafios na hora de fazer pedidos, e a falta de comunicação com os fornecedores é um deles. Se os fornecedores utilizam um sistema de rastreamento eficaz, eles podem realizar esse processo com mais flexibilidade, melhorando a eficiência e a segurança ocupacional.

Quando o rastreamento do supermercado é realizado corretamente, podem ser obtidas informações de segurança para identificar a origem e destino do produto, bem como informações detalhadas de recebimento e entrega ou a natureza do processo envolvido, para que seja determinado o tempo de não conformidade e a recuperação pode ser facilitada.

Para garantir a qualidade dos produtos agrícolas em toda a cadeia produtiva, usamos a rastreabilidade de alimentos com a capacidade de rastrear todos os fatores. Todos os alimentos são fabricados, processados ​​e entregues ao usuário final. Portanto, cada prato deve conter informações sobre a distância percorrida antes de ser consumido. Para atingir esse objetivo, cada produto deve ter um código de lote específico.

A introdução de um sistema de rastreabilidade de alimentos é uma prova da confiabilidade dos produtos da empresa. Portanto, é uma ferramenta para promover a aquisição de clientes. Ao mesmo tempo, é uma excelente ferramenta de gestão que facilita a utilização de indicadores e a avaliação de parceiros e fornecedores. É também uma excelente ferramenta para controlar o estoque e agilizar o processo de transporte.

A rastreabilidade permite que os consumidores entendam melhor as propriedades dos alimentos, sua origem e como são servidos. Por sua vez, significa maior qualidade e segurança no consumo dos alimentos. A introdução da rastreabilidade é uma medida responsável que valoriza os produtos para parceiros e usuários finais. Além disso, existem muitas vantagens de mercado importantes para fabricantes e empresas da rede.

Esse valor agregado costuma ser o fator decisivo para a compra. A alimentação contribui para a adequação do processo produtivo e controle de qualidade, resultando em alimentos mais seguros e de melhor qualidade. Integrar padrões internacionais de identificação.

O que diz a legislação? A aplicação da rastreabilidade de alimentos no Brasil tem evoluído ao longo do tempo e é fiscalizada principalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Diretiva Regulatória Conjunta INC N 2/2018 A Diretiva Regulatória Conjunta INC N 2 emitida em 7 de fevereiro de 2018 é uma das referências legais mais importantes para a aplicação de procedimentos de rastreabilidade em toda a cadeia alimentar. É indicado para produtos vegetais frescos para consumo humano e é resultado do esforço conjunto do MAPA e da ANVISA.

Os principais aspectos podem ser distinguidos da seguinte forma: Cada participante da cadeia de produção deve garantir a rastreabilidade; produtos vegetais frescos e suas embalagens devem ter rótulos apropriados; o nome do fabricante e as informações do país de origem devem ser verificados pelo vendedor; o fabricante deve manter registros dos insumos utilizados na produção (produto, data de uso e fórmula agronômica).

Utilizam-se boas práticas agrícolas, tais como: Utilizar técnicas de conservação para manejo do solo; Adubação adequada com base na análise do solo; uso racional de pesticidas; armazenamento e descarte de embalagens de pesticidas de acordo com a legislação aplicável; controle integrado de pragas; seleção do método de colheita mais adequado para cada cultura, entre outros.

 

 

Quer saber mais? Entre em contato com a Ecotrace!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]