A aplicação da tecnologia blockchain no agronegócio deve crescer nas próximas décadas. A inovação promete fazer parte do futuro do agro, trazendo maior segurança e confiabilidade para diversos processos do setor.
Lançada em 2008 para validar registros e transações, a tecnologia blockhain é capaz de registrar dados com a máxima segurança – a solução torna invioláveis as informações registradas na mesma.
Desde o seu lançamento, a tecnologia blockchain vem sendo utilizada de diferentes formas, com destaque para as transações financeiras de criptomoeda. Foi a chegada da tecnologia, aliás, que permitiu a criação de um vibrante mercado de moedas virtuais.
Na última década, mais setores, para além do financeiro, vem se beneficiando da solução, entre elas o agro. O uso da tecnologia blockchain no agronegócio vem contribuindo para transformar o setor, sendo uma das inovações que prometem marcar o futuro da produção rural.
Leia mais, saiba Por que utilizar a rastreabilidade no agronegócio?
Tecnologia blockchain no agronegócio: transformando o futuro das transações de ativos
Hoje um dos principais usos já em voga da tecnologia blockchain no agro é aplicação da solução em processos de rastreabilidade. Através da solução é possível ter todo o registro do ciclo dos produtos, do pasto à mesa do consumidor.
O uso da solução na rastreabilidade garante maior confiabilidade, agregando valor ao produto rural e abrindo as portas de mercados pelo mundo todo e ainda deve facilitar e dar maior agilidade ao mercado de commodities.
A segurança das informações proporcionadas pela tecnologia blockchain, permite que compradores do mundo todo adquiram os produtos do agro com maior assertividade. Os dados permitem saber exatamente aquilo que se está adquirindo e toda sua trajetória, esses dados são compartilhados com toda a rede produtiva, validando cada etapa do ciclo, assim o produto sofre a tokenização, ou seja, criação de token, com qr code ou barcode, assim os dados podem ser conferidos pelo consumidor do produto no final do ciclo.
Mas não é só isso! Em 2017 foi realizada nos Estados Unidos a primeira transação de ativos rurais através da tecnologia.
O comprador, oriundo da China, solicitou uma carta de crédito que foi revisada e emitida pelos bancos no blockchain. A mesma plataforma foi utilizada para emitir conhecimento de embarque, certificado de qualidade e de quantidade. A titularidade dos ativos foi transferida automaticamente e o pagamento foi feito pelo comprador.
O resultado é que o processo todo de compra e entrega da mercadoria teve seu tempo reduzido de forma significativa – 1/5 do tempo em relação aos processos comuns – assim como as margens de erros, custos e fraudes.
A tecnologia blockchain no agronegócio e a proteção da imagem do setor
Quem vive o agronegócio sabe que o setor é um dos que mais sofre com ataque as suas imagens, não sendo raro que uma larga maioria pague pelos erros de uma minoria não significativa.
Como exemplo, basta lembrar as recentes queimadas pelo país. Não tardou para que o fogo que se espalhou pela Amazônia, Cerrado e Pantanal, fossem debitados de forma injusta na conta dos produtores rurais.
Assim, um dos grandes desafios que o setor enfrenta é como se comunicar com o público de forma eficiente para preservar a imagem do setor. E aqui a tecnologia blockchain surge mais uma vez como aliada do produtor.
A segurança das informações em blocos e a possibilidade que estas sejam compartilhadas com diferentes agentes envolvidos na produção oferece uma rastreabilidade eficiente e confiável, permitindo que os produtores rurais atestem suas boas práticas.
É importante ressaltar, contudo, que as possibilidades da tecnologia blockchain no agronegócio ainda não estão esgotadas. O uso da solução no setor ainda é recente, de forma que novos usos vêm sendo estudados e desenvolvidos.
Continue acompanhando nossas redes sociais e saiba mais sobre como a tecnologia blockchain pode contribuir para o agronegócio! Até a próxima!
Leia mais sobre Blockchain, confira nosso post sobre como essa tecnologia agrega valor ao seu produto: Tecnologia blockchain agregando valor aos agroprodutos