Rastreabilidade – o futuro da pecuária e do agronegócio

/, Agronegócio, Agropecuária, Informação, Novidade, Tecnologia/Rastreabilidade – o futuro da pecuária e do agronegócio

Rastreabilidade – o futuro da pecuária e do agronegócio

27
fev

O aprimoramento da capacidade de produção agrária esteve intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento da tecnologia ao longo da história.

Desde a antiguidade contamos com inúmeros exemplos de inovações que permitiram o homem produzir mais e com melhor qualidade. Ao ponto que hoje somos capazes de gerar alimentos para uma população de 7 bilhões de pessoas. (Confira também nosso post, Brasil, maior produtor de alimentos até 2030).

O que mais impressiona nesse cenário é que conquistamos essa marca ao mesmo tempo em que pouco expandimos as áreas utilizadas. Assim mostrando um incremento inimaginável na produtividade no campo.

As transformações no agronegócio, contudo, não param. Hoje, quem quer estar pronto para o futuro precisa implantar sistemas de rastreabilidade.

agronegócio, agoranomia, campo, produtividade, sistema de rastreabilidade

 

A importância da rastreabilidade no agronegócio

  • Um produto agrícola percorre um longo caminho antes de chegar a casa dos consumidores, passando por:
  • plantio/criação;
  • escoamento da produção;
  • armazenamento;
  • disponibilização ao consumidor.

 

rastreabilidade, consumidores, origem do produto, mercado, confiança, compliance

Durante muito tempo esse consumidor pouco esteve preocupado com a origem desse produto. Um exemplo é a pesquisa realizada nos EUA, em 2017. Apontou que para 7% dos consumidores daquele país, acredita-se que o leite achocolatado vinha de vacas marrons.

Não é difícil imaginar que em décadas passadas, onde o acesso a informação era restrito em comparação a atualidade, esse índice fosse ainda maior.

Hoje, contudo existe toda uma geração de consumidores que se importam e querem saber qual a origem e como foi produzido aquilo que compram, em especial os alimentos, graças a uma maior preocupação com a alimentação saudável e o meio ambiente. (Confira também, Consumidor 4.0 – Você está pronto para ele?)

Assim, a rastreabilidade surge para o agronegócio como peça vital para conquistar a confiança do mercado, permitindo que cada indivíduo faça escolhas de compras mais adequadas com seus valores e crenças.

Mas não se trata apenas de dar uma resposta às novas exigências do mercado. Para aqueles que querem sobreviver em um ambiente altamente competitivo contar com uma boa capacidade de gestão é fundamental.

Através da implantação da rastreabilidade, o produtor passa a ter acesso detalhado a dados que permitirão tomar melhores decisões sobre:

  • produção e distribuição,
  • aumentando a produtividade,
  • reduzindo custos e desperdícios.

Além disso, é uma prática essencial para mitigar e até mesmo eliminar riscos de crises que de tempos em tempos surgem no setor agrário.

 

rastreabilidade, exportação, produtor brasileiro, mercado exterior, compliance

 

A rastreabilidade e a exportação

Outro ponto que é particularmente sensível ao produtor brasileiro que tem o mercado exterior como alvo é a quebra de barreiras para as exportações.

Seja por protecionismo ou preocupações sanitárias, grande parte dos países estrangeiros contam com rigorosas legislações para a entrada de produtos agrários.

A adoção da rastreabilidade na produção é um meio de garantir que a sua propriedade obedece a todas as normas e regulações e que seu produto está em condições adequadas para a comercialização.

Vaca Leiteira, Gado, Exportação, gado de corte, exportação de carne. oferta de alimento, produtor brasileiro

Vale lembrar que se hoje as exportações de produtos agrícolas brasileiros já é considerável, nos próximos anos é esperado um crescimento dessa atividade.

O crescimento da população mundial obriga um aumento da oferta de alimentos em 50% nos próximos 10 anos.

Não é exagero afirmar que nenhum país do mundo possui o potencial agrícola do Brasil, o que faz com que nosso país cumpra um papel central nesse objetivo.

Estar preparado para atender essa demanda crescente, adotando boas práticas que permitam produzir mais, com melhor qualidade e gestão é essencial para os produtores que querem se destacar no mercado.

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre rastreabilidade e suas tecnologias para o agronegócio. Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Ecotrace! Até a próxima!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine Nossa News letter

Assine nossa News letter e receba alertar de todos s nossos novos conteúdos sobre agronegócio, tecnologia e sustentabilidade.